Partilhe nas Redes Sociais

PUB

A SAP levou o CRM para uma nova geração e trouxe-a para Portugal

Publicado em 2 Outubro 2019 por Cristina A. Ferreira - Ntech.news | 224 Visualizações

As soluções para melhorar a satisfação do cliente e a lealdade às marcas ascenderam ao topo das prioridades das empresas. A SAP Portugal apresentou hoje uma nova oferta no mercado português nesta área, que não é nova no grupo, nem sequer no país, onde já conta com vários clientes, mas o lançamento oficial acontece agora. Numa altura em que este tipo de soluções é precisamente aquele que tem maior procura e em que a empresa anuncia a “morte” do velhinho CRM.

No mesmo evento, a SAP Portugal reuniu Alfredo Expósito, diretor de Customer Experience na SAP para o Sul da Europa & África Francófona (à esquerda na foto) e Filipe Costa, responsável pelo negócio cloud em Portugal (à direita), para explicar a transformação das soluções de relacionamento com o cliente na SAP e aquilo que a empresa já está a fazer com elas em Portugal, junto de vários clientes.

Pelo caminho fica o conceito tradicional de CRM. O presente, e o futuro, pertence à «economia da experiência», como lhe chamou Alfredo Expósito e as soluções TI têm de conseguir explorar o conceito a fundo. A experiência tornou-se a peça central de qualquer relação comercial e as soluções desenhadas para ajudar as organizações a potenciar essa experiência têm de obter informação e dar inputs válidos em  tempo útil para influenciar positivamente cada experiência. 

Portugal na linha da frente

A SAP centra aqui a sua aposta e fá-lo «com uma abordagem única no mercado», assegurou Expósito, que a distingue pelos níveis de integração que consegue garantir entre todas as peças do puzzle, desde as aplicações na linha da frente, aos dados operacionais do negócio.

Embora a nova solução SAP Customer Experience só tenha apresentação oficial nesta altura, a fabricante alemã já está a trabalhar com vários clientes na oferta, que resulta da integração da Qualtrics, adquirida em janeiro e dona de uma plataforma exclusivamente dedicada a estas questões.

Por cá, Filipe Costa garante que os sectores mais dinâmicos na procura deste tipo e soluções são o retalho, o grande consumo, a banca ou os seguros, sem serem os únicos, como mostram algumas referências concretas de clientes utilizadores citadas pela fabricante, como a Sogrape, Sugal (Guloso) ou Edia, por exemplo.

A procura de soluções de relacionamento com o cliente é a que mais está a crescer na SAP Portugal e tornou-se tão expressiva, que a SAP Portugal admite «duplicar o número de funcionários nesta área», não só contratando, mas também realocando recursos, como precisou Filipe Costa. 

SAP C/4HANA agrega abordagem renovada ao CRM

As novas soluções de gestão da experiência com o cliente da SAP, como sublinhou Alfredo Expósito, são uma nova geração de soluções de CRM, onde cabe um conjunto de ferramentas para medir a satisfação do cliente e o engagement com as marcas em tempo real e em múltiplos pontos. É o facto de juntarem todos estes dados numa mesma plataforma de informação, que integra com os dados operacionais do negócio, que as torna inovadoras. 

Baseiam-se no SAP C/4Hana, que compreende aplicações distribuídas pelos processos de gestão de dados do cliente, marketing, comércio, vendas e serviços, que a empresa posiciona como uma oferta integrada para a gestão completa da experiência do cliente e apoio à criação de relações mais personalizadas com os seus clientes.

Em Portugal, a SAP quer levar esta nova geração do CRM a atuais e novos clientes, nos sectores já referidos mas também noutros e está a reforçar a rede de parceiros para garantir a abrangência desejada, mas também a apoiar os atuais parceiros para alargarem competências a estes domínios. 


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados