Armazenamento Flash mostra-se no EMC World
Foi talvez um dos temas que dominou o ultimo EMC World em Las Vegas: as novas plataformas (físicas e virtuais) de armazenamento, com adoção cada vez mais massificada de tecnologia de armazenamento Flash e respetivos serviços de dados.
Mas, na realidade, muitas das conversas giravam sim em torno do negócio EMC/ Dell e da passagem de testemunho de Joe Tucci a Michael Dell. Seria este, efetivamente, o ultimo EMC World nos moldes em que o conhecemos?
A resposta só a teremos em 2017 mas a verdade é que ambos os lideres estiveram em palco numa antevisão (oficial) do que poderá estar para vir.
Isabel Reis diretora-geral da EMC Portugal acredita que o ultimo EMC World representou «um fim de ciclo e não de uma era» até porque «a EMC, a sua estratégia, os seus produtos, o seu sucesso e colaboradores, vão prosseguir um caminho desenhado há já algumas décadas».
Diz Isabel reis que «esta fusão possibilita a criação de uma oferta de maior valor e mais complementada» para os clientes, «que irão beneficiar de uma empresa mais forte, com mais futuro e, também alinhada às suas necessidades».
Questionada sobre o que poderemos esperar do próximo evento, já com o cunho da Dell, Isabel Reis diz acreditar que «o próximo evento será a demonstração prática da continuidade e evolução prometidas pela nova liderança da Dell|EMC este ano».
A diretora-geral para Portugal diz esperar «ter mais clientes e parceiros a assistir ao evento e, como sempre, o anúncio de muitas novidades».
E, falando em novidades, este ano no que à tecnologia diz respeito, o destaque foi para o armazenamento Flash e para o lançamento da nova plataforma md-range EMC Unity, que «apresenta novidades que nos distanciam ainda mais da concorrência», diz Isabel Reis.
O EMC World foi também palco para o lançamento de novas funcionalidades para a solução de armazenamento high-end VMAX All-Flash, «tais como mecanismos avançados de replicação local e remota, ou soluções de gestão integradas».
Destaque ainda para novas versões da solução hiper-convergente VXRack e da solução DataLake Isilnon, «que irá brevemente suportar configurações All-Flash».
Finalmente, ocorreu o lançamento do serviço Virtustream Storage Cloud, que pode ser utilizado em conjunto com as soluções de armazenamento EMC «e permite estender a capacidade de armazenamento para a cloud híbrida, assegurando elevados níveis de disponibilidade e custos reduzidos», diz ainda Isabel Reis.
A mesma responsável acrescentou ainda que «todos os produtos, soluções e serviços estão disponíveis em simultâneo nos principais mercados mundiais, incluindo o Português».
Na realidade, «a maioria dos lançamentos anunciados encontram-se desde já disponíveis» e, em alguns casos, estão já a ser trabalhados «no nosso mercado junto dos nossos clientes».
O EMC World 2016 contou com a participação de uma comitiva portuguesa que integrou oito convidados sendo que «o feedback foi, como sempre, excelente».
Isabel Reis lembra que «a relação muito direta e aberta que é estabelecida neste evento, é considerada única» pelos clientes e parceiros. A esta realidade junta-se ainda a possibilidade de «acesso e contato direto com um conjunto alargado de gurus da área» o que «proporciona aos participantes um nível de informação que não teriam de outra forma».
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais