Partilhe nas Redes Sociais

Brasil é aposta vencedora mesmo em tempo de crise

Publicado em 5 Setembro 2018 por Cristina A. Ferreira - Ntech.news | 714 Visualizações

A Ábaco Consultores volta a ser um dos patrocinadores do SAP Fórum Brasil. O Ntech.news falou com o presidente do conselho de administração da empresa, para perceber a importância daquele mercado para a consultora portuguesa, especialista na implementação de soluções SAP.

João Moreira revelou que o patrocínio representa um investimento de 70 mil euros e garantiu que, mesmo com a crise, a Ábaco continua a crescer no Brasil. O responsável também falou sobre as principais tendências de investimento e oportunidades de negócio na área de TI no país.

O SAP Fórum Brasil decorre entre 11 e 12 de setembro em São Paulo. A transformação digital e o seu impacto no negócio será o tema central, daquele que é um dos maiores eventos da fabricante alemã de software a nível mundial.

Na lista de patrocinadores bronze da edição de 2018 do SAP Fórum Brasil está outra empresa de génese portuguesa, a ROFF, que atualmente integra o grupo francês Gfi.

 

Ntech.news: Qual é hoje o peso do Brasil na vossa operação? que percentagem do VN vem de lá e quantos colaboradores têm no país?

João Moreira: O peso da operação Brasil no volume de negócios global cifra-se em 36%, contudo, muito exposto a variações cambiais, em particular neste último ano. Descontando esse efeito o seu peso seria superior a 40%.

 

Neste momento de crise no país, como corre o negócio e quais são as perspetivas de resultados para este ano?

J.M.: Apesar da crise, crescemos a base de clientes no segmento de manutenção e suporte. No entanto, o momento de crise e o facto de este ser um ano de eleições presidenciais no Brasil, tem contribuído para uma contenção no investimento, em especial nos projetos estruturantes de sistemas de informação das empresas. Neste contexto, é expectável que o volume de negócios se mantenha em linha com o ano anterior.

 

Quais são as grandes tendências no mercado brasileiro hoje, no que se refere ao investimento em TI?

J.M.: Face à dimensão do país e das suas empresas, existe um grande espaço de crescimento no domínio da automatização de processos, abrindo oportunidades nas áreas de inteligência artificial e IoT. Em termos de sectores, o agronegócio continua em forte crescimento, área em que o Brasil é um grande exportador, acompanhando o crescimento da população mundial e a mudança de hábitos de consumo, em especial nas economias emergentes. Este sector é um dos verticais de aposta da Ábaco.

 

Qual o investimento da Ábaco neste evento?

J.M.: Este é o evento anual da SAP Brasil, que tem uma elevada participação da comunidade de clientes, parceiros e “prospects”, tendo o valor de investimento sido cerca de 70 mil euros.


Publicado em:

Na Primeira Pessoa

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados