Partilhe nas Redes Sociais

Capgemini Consulting gere centralização de dados públicos na Europa

Publicado em 15 Março 2018 por Ntech.news - Ana Rita Guerra | 378 Visualizações

A Comissão Europeia renovou por mais três anos o contrato com a Capgemini Consulting para o desenvolvimento do Portal Europeu de Dados, um acordo orçado em «vários milhões de euros.» A empresa vai gerir o projeto e será responsável pelos serviços de consultoria e estudos sobre os dados económicos associados ao portal.

Esta plataforma tem como objetivo recolher metadados de informações do sector público (Dados Abertos), que estão disponíveis nos portais de dados dos vários países europeus, o que representa mais de 850 mil conjuntos de dados em 34 países. O Portal é, por isso, um ponto central de acesso aos dados públicos na Europa, permitindo um acompanhamento dos Estados Membros através de formação, consultoria e intercâmbio das boas práticas para promover a publicação de dados abertos. Os novos desenvolvimentos permitirão demonstrar os benefícios socioeconómicos que advêm da reutilização dos metadados públicos.

«O Portal Europeu de Dados está particularmente bem posicionado para definir um quadro regulamentar e ajudar os países europeus a reduzirem as discrepâncias entre as práticas nacionais e a consolidarem as boas práticas relacionadas com os Dados Abertos», explica Dinand Tinholt, vice presidente e líder para as instituições europeias na Capgemini Consulting.

O contrato entre a empresa e a Comissão Europeia abrange melhoramentos ao portal, a medição da maturidade dos dados abertos na Europa e apoios aos países para promover maior acesso aos seus dados. O Portal foi lançado em 2015 e tem 73 catálogos de dados, recolhidos país a país através dos organismos públicos.

segundo a Capgemini, os Dados Abertos contribuem «para aumentar a transparência e a responsabilidade dos governos e oferecem vantagens financeiras concretas aos cidadãos, às empresas e à sociedade civil em geral».


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados