Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Carris testa sistema que valida bilhetes comprados na app com código QR

Publicado em 25 Setembro 2019 | 162 Visualizações

Para já é um projeto piloto, que se prolonga até dezembro e que envolve um grupo de 150 utilizadores, frequentadores da carreira 15E. A experiência une Carris e SIBS, a dona do Multibanco e do MBWay, que será uma das componentes do novo serviço. 

Este novo serviço é, entretanto, apresentado pela Carris como «pioneiro na venda e validação do título de transporte», recorrendo é tecnologia de QR Code.

Em concreto, permite comprar bilhetes para viajar na rede de transportes da empresa, através da aplicação móvel da Carris, com versões para iOS e Android, e fazer o pagamento através da plataforma de pagamentos online MB Way. 

Os bilhetes adquiridos através da app podem depois ser validados no início da viagem, numa máquina específica para o efeito, instalada no elétrico que acolhe o piloto até dezembro. A máquina faz a validação lendo um código QR gerado pela operação. 

«Este projeto piloto enquadra-se na estratégia de digitalização da Carris […] os resultados que esperamos recolher e analisar até ao final do ano vão permitir afinar a estratégia de investimento em equipamentos de bilhética», adiantou já António Pires, vice-presidente da empresa, citado num comunicado da Carris.

 O novo serviço, para já em testes, foi anunciado pela Empresa de Transportes Públicos de Lisboa no dia em que completou 147 anos de existência. 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados