Eaton e Insolight semeiam sustentabilidade elétrica na agricultura
A inovação agrovoltaica é uma área em rápido crescimento, especialmente na Europa, onde a combinação de energia solar e agricultura surge como uma resposta para os desafios ambientais. Esta solução permite que os agricultores maximizem o uso dos seus terrenos, garantindo a produção de alimentos e ao mesmo tempo de energia sustentável.
Nesse sentido, a Eaton juntou-se à Insolight numa parceria que promete transformar o setor agrícola europeu. A colaboração entre as duas empresas visa integrar a produção de energia renovável com a agricultura, através da combinação das soluções de gestão de energia da Eaton com a tecnologia agrivoltaica da Insolight. Para Anne Lillywhite, vice-presidente da Eaton, «o potencial desta parceria para fornecer soluções inovadoras que ajudarão a moldar um mundo mais sustentável».
As soluções agrivoltaicas da Insolight não só geram energia solar, como também protegem as culturas contra condições climáticas adversas, como granizo, geada e calor extremo.Esta combinação de proteção contra as intempéries, geração solar e gestão da luz permite aos agricultores otimizarem a produção e gerar energia renovável para reduzir as suas contas de energia ou vender como fonte de rendimento. Esta energia, gerada pelos painéis solares, pode ser armazenada nos sistemas de energia da Eaton e utilizada de várias formas: para alimentar edifícios, carregamento de veículos elétricos ou até vendida à comunidade através da rede elétrica.
A parceria entre as duas empresas prevê o lançamento de mais de 100 projetos até 2026, que deverão gerar um total de mais de 300 megawatts de energia renovável. Os primeiros 66 megawatts já estão em desenvolvimento. A Eaton fornecerá conhecimentos técnicos e apoio na formação, enquanto a Insolight será responsável pela implementação e manutenção dos sistemas nos campos agrícolas. «Esta colaboração com a Eaton representa um marco significativo na nossa missão de trazer soluções agrovoltaicas inovadoras para o mercado», afirmou Luiggino Torrigiani, Diretor de Marketing da Insolight. Segundo ele, este passo permitirá não só imaginar um futuro mais verde, mas “criá-lo ativamente”.
Publicado em:
NegóciosPartilhe nas Redes Sociais