Partilhe nas Redes Sociais

Emprego: os perfis TI que as empresas mais vão procurar em 2019

Publicado em 19 Dezembro 2018 | 653 Visualizações

Empregos competências digitais

O ano que agora está prestes a terminar já foi exigente no que se refere à procura de recursos humanos no domínio das Tecnologias da Informação. 2019 seguirá na mesma linha e nos anos que se seguem provavelmente também será assim, acredita a Hays, que acaba de revelar as conclusões do Guia do Mercado Laboral 2019.

Em 2018, a multiplicação e a gravidade crescente dos ataques informáticos que vitimaram muitas empresas influenciou a procura de profissionais TI, assim como a entrada em vigor do novo Regulamento Geral da Proteção de Dados.

Para 2019, identificam-se várias tendências, a contribuir para que as TI continuem a ser um dos sectores onde o emprego mais cresce, com destaque para as tecnologias opensource, Machine Learning e Algorithm, aponta a Hays. Outro aspecto relevante a este nível é o facto de Portugal continuar a ser um destino privilegiado para centros de serviços internacionais, o que tem gerado uma procura crescente de recursos especializados nas áreas tecnológicas mais diversas. E também pesam as migrações tecnológicas de plataformas com grande força no mercado, como a transição do ERP SAP para a nova SAP S/4 HANA, que tem mantido em alta a procura de consultores SAP.

Perfis mais procurados

Em termos de perfis, a Hays elege os seguintes como mais procurados para 2019: Project Managers, Comerciais ERP, Business Analytics, Outsystems Developers Java/.NET, Mobile Developers, Machine Learning Engineers, Python Developer/Data Scientist e os perfis relacionados com Business Intelligence.

Em 2018, e com tendência para continuar em alta no próximo ano, destacou-se a procura de auditores TI «por causa da inovação de muitos departamentos, que levou à necessidade de auditar os sistemas», sublinha a Hays. Automation Testers, para otimizar o tempo e a proximidade entre as equipas de desenvolvimento e gestores de projeto, para gerir o aumento do volume de projetos existentes, também estiveram entre as funções mais procuradas.

Os perfis mais difíceis de encontrar continuam a ser os comerciais ERP, Front-end Developers, Developer.NET e Middleware Aplicacional Oracle.

O que atrai os melhores recursos?

A mesma pesquisa mostra que a oferta salarial, o bom ambiente de trabalho, um plano de carreira, a qualidade dos projetos e a cultura da empresa, por esta ordem, estão entre os aspetos mais valorizados pelos especialistas TI que podem preencher as vagas de emprego disponíveis no sector.

Entre os benefícios mais atrativos que as empresas podem disponibilizar, destaque para seguros de saúde, formação, possibilidade de teletrabalho e acesso a viatura profissional, respetivamente.

 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados