Partilhe nas Redes Sociais

Eniax estende plataforma de IA para gestão de interações na saúde a Portugal

Publicado em 5 Setembro 2022 | 57 Visualizações

A Eniax anunciou que os serviços do seu motor de processamento de linguagem natural para gestão de interações nos serviços hospitalares já estão disponíveis em Portugal. O sistema assenta em inteligência artificial e foi desenhado para facilitar a comunicação entre hospitais e pacientes, bem como para ajudar a reduzir a falta de comparência em atos médicos. 

O software permite a confirmação, reagendamento e cancelamento de consultas e o acompanhamento personalizado de cada paciente, prometendo tornar mais eficientes os serviços de atendimento e marcação de consultas e exames.

A interação com a plataforma faz-se através da assistente virtual Patrícia, que garante um acompanhamento personalizado às necessidades de cada utilizador. Nesta área dos agendamentos disponibiliza ferramentas de confirmação, lembretes e a possibilidade de remarcar consultas. Também pode apoiar o agendamento de exames, triagem digital, alertar para exames periódicos, que os pacientes devem realizar em determinadas alturas da vida, e enviar mensagens aos utentes que faltem a consultas, alertando para a falha e apontando novas hipóteses de remarcação. .

A Eniax explica que o seu motor de processamento de linguagem foi treinado com base em mais de 80 milhões de casos. Para os médicos disponibiliza uma agenda com informação em tempo real para que estes mais facilmente possam dar seguimento às indicações médicas entregues ao paciente.

O software da Eniax está em 230 clínicas em Portugal, Espanha, Chile, Argentina, Peru, Bolívia e República Dominicana, do sector público e privado e o plano para o mercado português é continuar a crescer. 

A empresa não revela quantos clientes tem em Portugal. Refere apenas que, a nível global, acompanha mais 5 mil milhões de pacientes por mês, tendo já conseguido diminuir em 50% as faltas a consultas e exames, recuperando uma em cada três consultas desmarcadas, através do preenchimento da vaga por pacientes em lista de espera.

A plataforma pode ainda ajudar as empresas do sector a diminuir em 60% os contactos telefónicos para marcação de consulta e em 75% os contactos para confirmações e lembretes.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados