Partilhe nas Redes Sociais

Ericsson está há 70 anos em Portugal

Publicado em 19 Junho 2023 | 730 Visualizações

A Ericsson está a assinalar 70 anos de operação em Portugal. A marca sueca chegou a Portugal a 16 de junho de 1953. Nas quatro décadas anteriores também tinha já presença em Portugal, mas por via indireta, através de representantes. 

Desde então trabalhou com os operadores na implementação das várias tecnologias móveis adotadas no país, desde o 2G até, mais recentemente, ao 5G. Destes últimos anos, a empresa assinala alguns marcos, como a assinatura do primeiro contrato de fornecimento GSM com a Telecel (atual Vodafone), em 1992. Cinco anos mais tarde foram também fechados acordos com a Optimus (atual NOS) e TMN (atual MEO/Altice) para a mesma tecnologia.

A partir de 2001 a empresa passou a fornecer os três operadores no 3G/UMTS e estabeleceu uma parceria global com o Grupo PT. Um ano mais tarde assina também contrato com a Unitel, em Angola. 

Nos anos seguintes destacam-se outros marcos, como o fornecimento de banda larga móvel 7,2 Mbps aos três operadores móveis nacionais (2007), ou do Core Multimedia System (IMS) da Ericsson, também aos três operadores, bem como o lançamento do 4G/LTE, dois anos mais tarde. Os últimos seis anos foram marcados pela preparação do 5G.

 «Assinalamos um marco para a Ericsson em Portugal», destaca Juan Oliveira, CEO da Ericsson Portugal. «É com orgulho que cumprimos um papel de destaque na capacitação dos decisores empresariais no que concerne à atual posição de liderança de Portugal no que respeita ao desenvolvimento tecnológico», acrescenta o responsável. 

 Em jeito de balanço, a empresa revela que integra hoje em Portugal colaboradores de 18 nacionalidades e já faz planos para os próximos 70 anos, sublinhando que o foco da estratégia está agora na aceleração da digitalização e no 5G, aliada à sustentabilidade energética.

A nível global, a Ericsson tem projetos nos cinco continentes. Assegura presença em mais de 50% das redes comerciais 5G live, num total de 147, em 63 países. A empresa assegura ainda que lidera o portfólio de patentes móveis do setor, com mais de 60.000 patentes concedidas a nível global.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados