Partilhe nas Redes Sociais

Europa quer duplicar unicórnios até 2030. Aliança que dinamizará meta tem sede em Lisboa

Publicado em 3 Novembro 2021 | 167 Visualizações

A Startup Nation Alliance foi hoje formalmente apresentada na Web Summit. A ideia lançada durante a presidência portuguesa da União Europeia, vai começar a ganhar forma e até 2030 quer contribuir para duplicar o número de unicórnios na Europa. 

A estrutura junta 26 países da UE e a Islândia e terá a missão de criar uma estrutura que permita a recolha e partilha de informação entre os países signatários e a remoção de barreiras à atração e crescimento destas empresas na UE. 

Apresentada por Pedro Siza Vieira, ministro da economia, no palco principal da Web Summit, a Aliança vai ter sede em Lisboa, no Pavilhão de Portugal – Parque das Nações, e nos próximos meses será operacionalizada. Vai ter uma estrutura de 10 pessoas e pontos de ligação com os restantes países que assinaram o compromisso, acrescentou Pedro Siza Vieira em conferência de imprensa. 

Como frisou o ministro português “esta não é uma estrutura interventiva”, mas pretende fornecer uma visão mais clara do ecossistema, disponibilizando informação em tempo real sobre o número de empresas, a forma como estão a crescer, taxa de sobrevivência e outros indicadores. 

O responsável sublinhou que a Europa é a região do globo com um maior número absoluto de startups e um mercado de 450 milhões de consumidores, que não está a conseguir capitalizar estes fatores por causa do ambiente heterogéneo na regulação,a nível fiscal ou do ambiente de negócio, nos diferentes países.  

Portugal vai investir 1,5 milhões de euros anuais para manter a estrutura de base da Aliança a funcionar. O resto do trabalho é feito por cada país. Todos os signatários se comprometeram com um conjunto de princípios e metas. A saber: Acelerar a criação de startups e facilitar a sua entrada no mercado; atrair e reter talento; não taxar políticas de stock options; facilitar e diversificar o acesso a financiamento; adotar políticas de relacionamento com estas empresas digital-first. 


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados