Partilhe nas Redes Sociais

Évora vai ser berço de inovação em Machine Learning, Gamification e Analytics

Publicado em 8 Janeiro 2019 por Luísa Dâmaso | 239 Visualizações

Um novo Centro de Investigação e Desenvolvimento está a ser erguido em Évora. A mentora do projeto é a tecnológica portuguesa Create IT, que pretende marcar a diferença com o desenvolvimento de soluções que acrescentem valor diferenciado ao nível das capacidades de avaliação e predição nas áreas de Machine Learning, Gamification e Analytics.

O Centro de Investigação e Desenvolvimento vai estar localizado nas instalações da EvoraTech e deverá ser inaugurado ainda em janeiro. As soluções aí desenvolvidas beneficiarão de todo o ecossistema académico da Universidade de Évora que será um parceiro privilegiado deste Centro e também um trunfo de inovação e de skills especializados.

De acordo com Nuno Guerra, CEO da Create IT, as áreas de Machine Learning, Gamification e Analytics são hoje críticas para quem quer ser competitivo e por isso a aposta centra do novo centro de I&D. O responsável assume que é preciso «aproveitar o enorme potencial do capital humano existente no nosso país para criar produtos inovadores que permitam democratizar o acesso a tecnologias de ponta, focadas em proporcionar o “extra-mile” que as empresas precisam para ser mais eficientes e tomar melhores decisões».

Soluções cloud para o mundo

As soluções a serem desenvolvidas serão distribuídas e revendidas por parceiros cloud em todo o mundo, nomeadamente revendedores de serviços de cloud providers como a Microsoft e a Symantec. Em causa estão aplicações que suportem elevadas cargas e escalabilidade, permitindo diminuir drasticamente os tempos de aprovisionamento e de extração e análise dos dados, sistemas específicos de Business Analytics, Machine Learning e Big Data, ou soluções de Gamification que permitam aos cloud providers ajudar os seus clientes a fazer uma utilização completa dos serviços contratados.

Posicionamento global

Com este novo núcleo de investigação, a Create IT espera colocar Portugal no mapa dos maiores inovadores mundiais nestas áreas, sustentando a sua presença comercial nos apetecíveis mercados da Europa Ocidental e do Norte– Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Irlanda. A Create IT conta atualmente com uma equipa de 28 pessoas e gera um volume de negócios de 1.650 milhões de euros

Évora: O spot perfeito

Lado a lado com a Universidade de Évora, o novo Centro de Investigação e Desenvolvimento da Create IT permitirá desenvolver pólos de nearshore em Évora para clientes internacionais, para os quais a Universidade de Évora pode assegurar a formação e uma base de recrutamento de mão-de-obra qualificada. A promoção de dinâmicas de empreendedorismo e de inovação está entre os objetivos da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), que através do EvoraTech espera atrair empresas de base tecnológica para a região. «É nosso compromisso firme continuar a investir no apoio ao fortalecimento da rede de parcerias estratégicas de base local, e a desenhar novas iniciativas de aceleração no território, que complementem as existentes e que contribuam para a fixação de novas iniciativas de I+I (Investigação e Inovação), maior resiliência e reconhecimento comercial das empresas e que as projetem na transformação digital», assume José Calixto, presidente do Conselho de Administração da ADRAL.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados