Partilhe nas Redes Sociais

O lado solidário da REDE continua a ser explorado nas plataformas tecnológicas

Publicado em 9 Maio 2018 | 256 Visualizações

A Create IT e o Metropolitano de Lisboa juntaram-se para explorar o lado solidário das plataformas digitais.  As duas criaram a plataforma REDE [Renascer, Erguer, Dedicar, Envolver] que liga os que mais precisam com aqueles que, de forma voluntária, querem ajudar.

A plataforma surgiu no contexto do apoio à reconstrução das áreas atingidas pelos incêndios, ocorridos em Portugal, em outubro de 2017, tendo como concelho pioneiro, Oliveira do Hospital. A REDE pretende ligar, de forma digital, os doadores (toda a comunidade, sejam particulares ou entidades coletivas, públicas ou privadas) e as entidades beneficiárias (como autarquias, IPSS’s, ONG’s, etc.) que registam na plataforma os bens e serviços necessários à população que auxiliam, permitindo o cruzamento da informação das necessidades sentidas, de bens e de serviços, com as potenciais doações.  O objetivo é que entrem na REDE mais concelhos e que registem as suas necessidades, tendo, para tal de efetuar o pedido de adesão via info@redesolidaria.pt.

O contexto tecnológico da plataforma foi desenhado pela Create IT, que procurou aplicar os mais recentes conceitos de usabilidade e de acessibilidade para que a utilização fosse a mais intuitiva e simples possível. Acessível através de equipamentos desktop e mobile, este site permite encontrar de forma simples, rápida e eficiente os anúncios, não só através do sistema de pesquisa, mas, também, através da utilização de filtros de categorias bem estruturados.

Através da REDE é, igualmente, possível o reforço do tecido empresarial nas zonas mais necessitadas. Para esse efeito, pode existir na plataforma uma listagem de fornecedores com capacidade produtiva, gerida pelos concelhos, para que possam ser selecionados e contratados.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados