Partilhe nas Redes Sociais

Fundador do Reddit explica: os erros que não vale a pena cometer para lançar uma startup

Publicado em 7 Novembro 2018 | 136 Visualizações

Um dos fundadores do Reddit passou pelo palco principal da Web Summit para partilhar experiências e deixar a outros empreendedores um conjunto de conselhos, para aplicar na caminhada entre ter uma ideia e afirmar uma startup, numa apresentação intitulada «o que gostaria que um investidor me tivesse dito».

Alexis Ohanian, que é agora também investidor, defende que ser autêntico e aprender a ouvir «não» são essenciais para fazer vingar um projeto e não desistir a meio da caminhada e recordou que o conceito do Reddit desagradou a agentes de peso na internet e nem por isso fracassou.

Pelo contrário, o site foi vendido cerca de um ano depois de ter sido criado, em 2005, por cerca de 20 milhões de dólares e números divulgados em abril deste ano indicavam que a plataforma social continua a ser um dos sites mais vistos da internet, com 300 milhões de utilizadores ativos por mês.  

«Trabalhar para o curto prazo, a pensar no longo prazo» foi outra máxima deixada pelo empreendedor, recordando que muitos responsáveis de startups colocam toda a energia nos objetivos de longo prazo, deixando de lado as decisões e as tarefas que é preciso fazer bem, já amanhã. Na mesma linha, sublinhou a importância manter o foco em objetivos específicos «e deixar de lado as distrações» e os projetos secundários, para não perder o rumo nem gastar mal recursos.

Na lista de conselhos de Alexis Ohanian, cabe ainda um muito sublinhado equilíbrio entre a vida profissional e privada, que deve passar por manter por perto as pessoas que interessam e dividir alegrias e tristezas das conquistas e falhanços. «Tragam pessoas para a vossa vida e partilhem com elas o que estão a fazer, até em nome da vossa saúde mental».

Outro conselho fortemente enfatizado pelo empresário destaca que para um projeto ter sucesso e toda a dedicação do promotor «não é preciso sofrer», trabalhar todas as horas do dia e continuar noite dentro, um conceito que nos Estados Unidos é descrito como «hustle porn» e se tem imposto.

Gastar toda a energia num único objetivo não trará mais sucesso ao projeto, mas pode comprometer a capacidade de fazer as melhores escolhas, avisou Alexis Ohanian, para quem os melhores parceiros para desenvolver um projeto são «pares, em vez de mentores», desejados apenas porque são conhecidos ou relevantes no mercado. O apoio de quem possa compreender o projeto e envolver-se com ele será mais valioso, defendeu.   

Alexis Ohanian tem 35 anos. Foi um dos fundadores do Reddit, em 2005. O site foi vendido um ano depois à Condé Nast por cerca de 20 milhões de dólares. Desde então o empresário ajudou a lançar vários projetos, em nome próprio e como investidor.

No ano passado casou com a tenista Serena Williams e várias artigos analisaram o valor da sua fortuna, que rondará os 9 milhões de dólares.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados