Partilhe nas Redes Sociais

Fundadores da Sword Health vão financiar empreendedores sub-representados 

Publicado em 9 Abril 2022 | 463 Visualizações

Há uma nova sociedade de capital de risco orientada para o apoio a projetos liderados por fundadores com menor representatividade social e maior dificuldade de acesso a crédito. A Ex Capital foi fundada por Virgílio Bento e Márcio Colunas, co-fundadores da Sword Health e arranca com um capital de 5 milhões de dólares. Os promotores querem, não só dar acesso a capital, como partilhar conhecimento com os empreendedores que vão apoiar.  

Na nota de lançamento da iniciativa explica-se que no ano passado, o financiamento garantido por capitais de risco foi superior a 600 mil milhões de 2021, quase duplicando o valor do ano anterior, mas a parcela deste valor dedicada a grupos sub-representados continua a ser baixa. 

Nos Estados Unidos, os empreendedores afro-americanos e latinos arrecadaram apenas 2,4% do capital de risco investido. Ainda que o volume de financiamento conseguido por startups com fundadores afro-americanos tenha crescido 281% em 2021, verificou-se também que o número de projetos apoiados foi menor que no ano anterior. Os dados também mostram que 80% deste tipo de financiamento é entregue a homens brancos e que as mulheres não conseguem mais de 2% destes investimentos. 

«Muitos dos empreendedores mais dedicados e inovadores do mundo têm origens sem representatividade, mas continuam a receber uma parcela menor do capital de risco global», refere Virgílio Bento. «Com a nossa sociedade de investimento queremos equilibrar essa desigualdade ao apoiar em particular empresas fundadas por empreendedores com menor representatividade, ajudando a elevar as suas ideias e estabelecer um ecossistema mais forte e mais diversificado», acrescenta o mesmo responsável. 


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados