Partilhe nas Redes Sociais

Google e Cisco juntas na criação de uma solução de cloud híbrida

Publicado em 26 Outubro 2017 | 476 Visualizações

Google Cisco cloud híbrida

A Google e a Cisco decidiram unir esforços na criação de uma solução de cloud híbrida que tenta responder aos desafios de escalabilidade das empresas de todo o mundo. Os sistemas de cloud híbrida combinam os conceitos de cloud pública e de cloud privada, permitindo que os dados e as aplicações sejam partilhados entre os dois ambientes.

A proposta que a Google e a Cisco apresentam permitirá que tanto as aplicações como os serviços possam ser implementados, geridos e protegidos em ambientes on-premise [no local] e também através da plataforma Google Cloud. Ao juntar os dois conceitos as empresas-cliente poderão fazer execuções mais rápidas de novos projetos e estarão a garantir que o lado da segurança informática não é descurado.

Esta nova plataforma de cloud híbrida também foi pensada para que as empresas possam potenciar a utilização de ferramentas de código aberto como a Kubernetes, uma plataforma de automatização de operação de containers. A cloud híbrida da Google e da Cisco permite ainda uma monitorização em tempo real do desempenho das aplicações e da rede, e também contempla funcionalidades de gestão de interfaces de desenvolvimento de aplicações (API).

Destaque ainda para a plataforma de programadores da Cisco, a DevNet, que já disponibiliza ferramentas de desenvolvimento que são compatíveis com ambientes de cloud híbrida, algo que pode ser especialmente vantajoso para quem já é cliente da tecnológica norte-americana.

«O acordo com a Google garante aos nossos clientes o melhor que a cloud tem para oferecer – rapidez, escalabilidade e segurança de alto nível. Partilhamos a mesma visão de uma cloud híbrida global que garanta a velocidade da inovação num ambiente seguro e open source, comportando as soluções certas aos nossos clientes», comentou em comunicado o diretor executivo da Cisco, Chuck Robbins.

«Esta solução conjunta promove uma abordagem simples e escalável que permite usufruir dos benefícios da cloud. Era isto que os nossos clientes pediam», disse por sua vez a diretora executiva da Google Cloud, Diane Greene.

Um estudo recente efetuado pela IDC, encomendado pela Dell EMC, revelou que 79,7% das grandes organizações [mil ou mais funcionários] dizem ter uma estratégia de cloud híbrida. O inquérito concluiu que 51,4% destas empresas já utilizam recursos de infraestrutura cloud pública e privada, com outros 29,2% dos respondentes a afirmarem que vão fazê-lo durante o ano de 2018.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados