Partilhe nas Redes Sociais

IBM entrega 25º prémio cientifico

Publicado em 11 Novembro 2015 | 1554 Visualizações

Ricardo Silveira Cabral recebeu hoje o Prémio Científico IBM pelo seu trabalho no âmbito da computação cognitiva e da visão computacional. O investigador, que integra a equipa Apple, é doutorado em Engenharia Electrónica e de Computadores através do programa conjunto entre o Intituto Superior Técnico e a Carnegie Mellon University e viu reconhecido o projecto «Unificação de modelos low-rank para problemas de aprendizagem visual», um trabalho que se materializou na sua tese de doutoramento.

 

Na prática, o investigador procurou com a sua investigação melhorar as capacidades de visão associadas a ambientes computacionais, o que pode traduzir-se na maior precisão e eficácia visual de aplicações de robótica, de arquitetura, de realidade virtual, de navegação ou de mapeamento.

 

«Levar os computadores a ver como humanos» é um propósito deste investigador que vê a conquista deste prémio como «uma fonte de orgulho». O prémio tem um valor pecuniário de 15 mil euros.

 

Da parte da IBM a receptividade a este projecto foi clara, ou não fosse a entrega da multinacional à investigação na área da computação cognitiva uma prioridade de investimento nos últimos anos. «O trabalho que premiámos hoje está alinhado com a nova visão estratégica da IBM, a da Era Cognitiva, cujo expoente máximo é o IBM Watson, um sistema desenhado para compreender, analisar e aprender, ou seja para pensar e que vai aumentar o âmbito do possível», sublinhou António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.

 

A cerimónia de entrega do 25º Prémio Cientifico IBM contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que à margem do contexto político, incentivou ao reforço da actividade e da produção de conhecimento da comunidade científica em Portugal. «Há muito que sublinho a importância do compromisso das empresas com o emprego qualificado, com a educação e com a formação, pilares fundamentais para uma sociedade mais próspera, equitativa e coesa», afirmou Cavaco Silva.


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados