Impacting Digital conduz CEOs na transformação dos negócios

A massificação do acesso à Internet, o crescente aumento do uso de smartphones, a facilidade com que se cria um website, entre outros, fizeram com que a quantidade de informação online crescesse a um ritmo avassalador e espoletaram o aparecimento de inúmeras tecnologias para ajudar os CEOs a analisarem dados e a orientarem a gestão na definição da melhor estratégia competitiva.
A Impacting Digital, consultora especializada em transformação digital, acredita que algumas tecnologias são determinantes para que os gestores concretizem em pleno a digitalização dos negócios. Quais são?
1. Data Analytics – Falar em Data Analytics é falar nas oportunidades que o acesso e a utilização correta dessa informação podem aportar a um negócio entre as quais promover a eficiência, reduzir custos e aumentar o retorno.
2. Automação de Marketing – O número de plataformas de automação marketing está a crescer de dia para dia. Servindo diferentes propósitos, estas plataformas digitais apresentam-se mais inteligentes, mais intuitivas e menos dispendiosas e com inúmeros benefícios: Eliminan erros humanos; Permitem a realização de campanhas de email marketing; Analisam resultados associados a cada campanha; Otimizam o processo de conversão de leads; Podem aumentar as receitas e o retorno do investimento (ROI).
3. Real time – Para impactar audiências, as marcas devem utilizar estratégias de comunicação que permitam abordagens personalizadas e imediatas, como por exemplo, a comunicação em real time. As redes sociais já mostraram o poder do real time e continuam a apostar no desenvolvimento de novas funcionalidades associadas à instantaneidade das comunicações.
4. Internet of Things – A Internet of Things (IoT) é uma das tendências digitais que veio para ficar. Na verdade, e tendo em conta uma pesquisa realizada pela consultora tecnológica Gartner, em 2020 prevê-se a existência de mais de 20,4 bilhões de objetos conectados à rede!
5. Social Selling – O Social Selling é a arte de utilizar as redes sociais para a criação de uma comunidade para, após a implementação de estratégias de enriquecimento e relacionamento, se alcançar a conversão e conquistar a venda.
6. Inteligência Artificial – Negócios (principalmente B2C) que utilizam inteligência artificial estão, inadvertidamente, a interferir com a experiência do utilizador.
7. Blockchain – O Blockchain está para os cryptocurrencies como a Internet está para as redes sociais. É o sistema responsável por validar e registar toda a informação relativa às transações realizadas através de cryptocurrencies ou, se preferir, através de moedas digitais (o exemplo mais conhecido é a Bitcoin). A utilização de cryptocurrencies já é uma realidade em alguns negócios e é, sem dúvida, uma mais-valia para negócios que pretendam:
• Viabilizar a venda para novas geografias;
• Apostar em novos modelos de negócio com base em micro-serviços;
• Otimizar o seu comércio eletrónico;
• Obter maior margem de lucro sobre as vendas online;
• Contratar serviços outsourcing fora do país.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais