Partilhe nas Redes Sociais

Inovação inteligente premiada na Universidade da Beira Interior

Publicado em 6 Novembro 2015 | 1070 Visualizações

Um projeto de Pavimento Inteligente, desenvolvido por três alunos de Engenharia Informática e Eletrotécnica da Universidade da Beira Interior (UBI), venceu a segunda edição do Prémio Open Mind Esegur.

Suportado por um sistema informático de baixo custo, o protótipo desenvolvido como prova de conceito usa botões de pressão por baixo do chão, que comunicam com um computador Raspberry Pi, com o qual é possível interagir via Web. As aplicações práticas desta ideia vão desde a deteção de intrusos até à otimização de recursos, como, por exemplo, a eletricidade, passando pela identificação de zonas de passagem (ou de paragem) numa grande superfície e traçado de rotas.

O novo conceito de pavimento inteligente, ou seja, um pavimento assente numa estrutura elétrica conectada a um dispositivo irá permitir a recolha de informação através do mesmo, abrindo caminho, a longo prazo, ao desenvolvimento de aplicações relacionadas com o tratamento dos dados que possam ser recolhidos por este tipo de solução. 

Este prémio, desenvolvido pela Esegur em parceria com a PremiValor Consulting com vista à elaboração de projetos inovadores no Sector da Segurança, distinguiu o trabalho apresentado por Cristiano Gonçalves Ramos, Rita Cerqueira Pinto e Micael Fernandes Grilo, sob orientação de Pedro Morais Inácio.

«O excelente potencial de inovação e implementação» valeram aos autores um prémio pecuniário de 4000 euros e ao docente orientador da equipa uma bolsa de investigação no valor de 2000 euros.

«O prémio Open Mind Esegur, já na segunda edição, tem por principal objetivo premiar a inovação e a investigação académica no setor da Segurança em Portugal, numa clara aproximação entre a Academia e o meio Empresarial. Nesse sentido, olhamos para este evento como uma aposta em soluções e projetos concretos, inovadores e empreendedores, maioritariamente de pendor tecnológico, que criam valor e têm um forte potencial de implementação», afirmou Maria da Glória Morão Lopes, presidente executiva da Esegur. 

No âmbito deste prémio foram ainda atribuídas duas menções honrosas ex-aequo aos projetos Comércio Tradicional: Prevenção da Criminalidade Através do Design Ambiental do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna/Ciências Policiais e ESEGUR TRIPLEPlus do ISCTE.


Publicado em:

Startups

Etiquetado:

EsegurprémioUBI

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados