Partilhe nas Redes Sociais

Investimento em TI vai crescer. 5 dicas para potenciar resultados

Gabriel Coimbra, IDC

Publicado em 4 Março 2019 por Cristina A. Ferreira - Ntech.news | 238 Visualizações

A IDC apresentou recentemente os resultados de um novo estudo que aponta para um crescimento do investimento em TI no mercado português este ano. Gabriel Coimbra falou com o Ntech.news e explicou o que aproxima e o que afasta as empresas portuguesas das congéneres europeias e até de outras regiões do globo.

O diretor-geral da IDC Portugal deixou alguns conselhos para tirar o melhor partido dos investimentos realizados nesta área, em cinco passos que pressupõem ações a vários níveis e em diferentes momentos.

Ntech.news: As tendências apuradas para Portugal estão em linha com o resto da Europa, no que se refere ao ritmo de crescimento dos investimentos em TI? O que mais nos aproxima e distingue do resto da região?

Gabriel Coimbra: Portugal está a crescer um pouco menos do que a média da Europa Ocidental. Para 2019 prevemos um crescimento de 2,2% para Portugal e 2,9% para a média da Europa Ocidental. O país que mais se destaca em termos de crescimento em 2019 é a Irlanda, caso em que a IDC prevê um crescimento de 5,2%.

Em termos de maturidade dos projetos de transformação digital como estão as nossas empresas?

G.C.: Apesar de muitas organizações a nível nacional já estarem a levar a cabo projetos digitais, estes são habitualmente processos isolados, e não alinhados com a estratégia de negócio e integrados num modelo que abranja toda a organização. O estudo anual de benchmak elaborado pela IDC sobre o tema transformação digital em 2018 ilustra isso mesmo, com apenas 37% das organizações nacionais a ter uma estratégia de transformação digital alinhada com a estratégia de negócio, versus quase 50% para as suas congéneres norte-americanas.

– Às empresas que este ano contribuirão para confirmar a tendência identificada pela IDC de crescimento dos investimentos TI, que conselhos pode dar para maximizar o valor desse investimento?

G.C.: Para as empresas conseguirem retirar valor dos investimentos em tecnologia, e em qualquer projeto digital é essencial que tenham um correto alinhamento entre o negócio e o IT e um alinhamento entre a estratégia de negócio e a estratégia digital. Para tal, na perspetiva da IDC e no atual contexto de Transformação Digital, as organizações devem trabalhar cinco áreas fundamentais.

Pode detalhar essas vinco áreas?

G.C.: Em primeiro lugar, (1) estabelecer um Modelo Organizacional de transformação digital, seguido da definição do quadro de desempenho nesta área, incluindo os (2) novos KPIs associados. Para definir os diferentes passos nesta transição, torna-se necessário (3) criar um roadmap de use cases de transformação digital a curto, médio e longo prazo que permita definir metas intermédias e ir monitorizando e afinando ao longo do tempo. Para assegurar a execução, é essencial o (4) desenvolvimento de talentos com as competências digitais adequadas e, por último, (5) definir e construir uma plataforma digital para a organização assente na 3ª Plataforma e nos Aceleradores de Inovação.


Publicado em:

Na Primeira Pessoa

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados