Partilhe nas Redes Sociais

Lisboa reforça domínio no Índice Digital Regional

Publicado em 23 Maio 2017 por Ana Rita Guerra | 931 Visualizações

O fosso digital que separa a área metropolitana de Lisboa das restantes regiões do país aumentou no último ano. São as conclusões do novo Índice Digital Regional 2016, concebido pela Universidade do Minho no âmbito do Gávea – Observatório da Sociedade da Informação. Os investigadores dividem o país em sete regiões e acompanham a evolução da digitalização há cinco anos.

Os gráficos mostram um salto considerável da região AM Lisboa até mesmo face a 2015, projetando os resultados finais para o dobro da segunda classificada, a região Centro. A região Norte mantém-se no terceiro lugar, muito próxima do Centro. Todas as outras estão abaixo da média nacional.

O Índice abrange quatro indicadores-chave: Contexto, Infraestrutura, Utilização e Impacto. Lisboa é a única região a obter desempenho acima da média nacional nos sub-índices Contexto e Impacto.

«Este ano verificou-se, novamente, uma tendência de afastamento do desempenho de todas as regiões em relação ao desempenho da região de Lisboa, o que antecipa o agravamento das assimetrias regionais na construção da Sociedade da Informação em Portugal que, aliás, já se verificam também noutras áreas do desenvolvimento», salienta o autor do estudo, Luís Miguel Ferreira.

Uma nota positiva vai para a Madeira, que subiu ao sexto lugar em troca com os Açores. A Madeira teve mesmo a maior subida do ano, 12%, enquanto a região dos Açores desceu 8,2% e regressou à posição obtida na primeira edição, em 2012. O Algarve está em 4º e o Alentejo aparece em 5º.

O Índice foi criado no contexto do trabalho de doutoramento de Luís Miguel Ferreira, sob a orientação do professor Luís Amaral. A sua missão é «compreender a realidade da Sociedade da Informação nas sete regiões NUTs II portuguesas, comparando-as e contrastando-as».

Desde há três anos, o Índice passou a ser feito através de uma parceria entre a Universidade do Minho e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, baseada no projeto POESIC – Painel para a Observação Estratégica da Sociedade da Informação. O POESIC é um instrumento de planeamento e tomada de decisão política que recorre a evidências a partir da sistematização de informação e reflexão sobre a Sociedade da Informação e do Conhecimento.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados