Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Matosinhos já tem 5G em toda a cidade (para testes)

Publicado em 25 Outubro 2019 | 105 Visualizações

A NOS anunciou que a sua rede 5G já cobre toda a cidade de Matosinhos. «A rede 5G da NOS está integralmente operacional e disponível, em regime de piloto, à autarquia, empresas e polos de investigação», revelou a operadora numa nota de imprensa. 

A  mesma informação detalha que a infraestrutura, montada em parceria com a Huawei, vai servir para o «desenvolvimento de use cases alavancados nesta tecnologia». A NOS apresenta a rede, aliás, como um laboratório em ambiente real, para dar suporte aos testes de soluções e serviços 5G, quer para o mercado residencial, quer para empresas e organismos públicos. 

A rede de 5G da NOS em Matosinhos está a usar espectro na banda dos 3,5GHz, cedido pela Anacom para testes, uma vez que o processo de atribuição de licenças para operar a quinta geração móvel continua em preparação. 

Soube-se também esta semana que o leilão para atribuição das licenças 5G arranca em abril e deverá estar concluído em junho de 2020. Seguem-se questões administrativas que, segundo as projeções da Anacom, devem estar resolvidas até agosto, altura em que os operadores estarão prontos para começar a trabalhar. 


Publicado em:

Mobilidade

Etiquetado:

5GmatosinhosNOSTestes

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados