Partilhe nas Redes Sociais

PUB

GMV: Innovating solutions in Cybersecurity

Michelin adere a CRM na nuvem via Salesforce

Publicado em 22 Novembro 2017 | 180 Visualizações

A fabricante de pneus Michelin, uma das maiores do mundo no sector, chegou à nuvem. A empresa migrou a sua estratégia de CRM para a Salesforce, baseando na plataforma da tecnológica o seu programa global Engage. Trata-se de uma iniciativa lançada para modificar a forma como interage com os clientes e dá ferramentas às equipas de marketing e vendas. O Engage assenta sobre a Salesforce Platform e usa o Sales Cloud, Service Cloud e Community Cloud para servir os quase 112 mil funcionários que tem em 170 países.

O processo de implementação e os seus resultados foram contados por Eric Chaniot, chief digital officer do grupo Michelin, durante o evento Dreamforce da Salesforce. «É essencial manter as nossas vantagens em termos de qualidade e desempenho, e o relacionamento com os clientes é a chave para o sucesso», disse Chaniot. O executivo referiu que foi possível construir um ecossistema com “interações impecáveis” em torno dos clientes e parceiros e que a primeira fase de implantação da Salesforce foi feita em menos de seis meses.

Antes de chegar a esta solução, os vendedores e retalhistas da Michelin usavam diversas ferramentas para aceder às informações dos clientes, o que era mais oneroso e demorado. A diferença, explica a fabricante, é que agora podem aceder a números de referência, histórico de vendas e estado de pedidos em tempo real, a partir de qualquer dispositivo. Também estão a usar o MapAnything, aplicação disponível no Salesforce AppExchange que se integra na plataforma para gerir visitas a clientes e concessionários com planeamento e otimização de rotas. Cerca de 80% dos representantes de vendas já adotaram a solução.

A plataforma inclui ainda o portal Community Cloud, virado para a colaboração entre representantes e clientes. Por exemplo, os clientes podem identificar os pneus indicados para os seus veículos e verificar a disponibilidade em concessionários próximos, além de terem acesso a serviços de pós-venda.

«A Michelin entende que, para atingir as expectativas dos clientes e dar aos funcionários e parceiros uma capacidade de entrega bem-sucedida, é necessária uma visão unificada dos consumidores», resume Achyut Jajoo, vice presidente e líder global para o sector automotivo da Salesforce. O responsável alude aos esforços que a empresa tem feito na área de inteligência artificial, com o investimento na solução de nuvem inteligente Einstein, que abrirá novas possibilidades para uma empresa como a Michelin, desde o futuro da automação de pedidos à gestão de quilómetros viajados.

«Com a Salesforce e o ecossistema avançado de parceiros do Salesforce AppExchange, a Michelin continua a inovar, oferecendo ferramentas inteligentes e um sistema de interação a representantes de vendas e retalhistas parceiros para desenvolver uma compreensão mais profunda das necessidades dos clientes e entregar experiências excecionais», acrescenta Achyut Jajoo.

 


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados