Partilhe nas Redes Sociais

MWC 2025: Operadoras móveis são o pilar da economia digital

Publicado em 3 Março 2025 por Ntech.News | 550 Visualizações

As operadoras de redes móveis (MNOs) são responsáveis por 85% do investimento global em infraestruturas de conectividade móvel, consolidando-se como o alicerce que sustenta a economia digital moderna. Estes dados foram revelados num novo relatório da GSMA e da consultora Kearney, apresentado no MWC Barcelona, o maior evento mundial de tecnologia móvel.

O estudo demonstra que, dos 127 mil milhões de dólares investidos anualmente em infraestruturas de internet móvel (excluindo dispositivos dos utilizadores), 109 mil milhões provêm diretamente das operadoras móveis. Apesar deste esforço financeiro, as MNOs obtêm um retorno económico inferior ao de outros players do ecossistema digital, como os fornecedores de serviços de cloud e as plataformas de conteúdos e aplicações (CAPs), que beneficiam da conectividade sem suportar a maior parte do seu custo.

John Giusti, Chief Regulatory Officer da GSMA, sublinha a importância desta realidade e afirma que o relatório é claro. «As operadoras móveis são a pedra angular da economia da internet, financiando a vasta maioria da infraestrutura que permite a vida digital moderna. Enquanto outros fazem investimentos pontuais, a escala da contribuição das MNOs é incomparável. Se os governos querem desbloquear todo o potencial das suas economias digitais, devem criar condições favoráveis ao investimento das operadoras».

Abordagem colaborativa

O relatório surge num momento crucial, em que governos e reguladores procuram expandir a conectividade digital e impulsionar o crescimento económico com redes avançadas como o 5G e as futuras gerações de tecnologia móvel. As principais conclusões apontam que:

  • As redes móveis são indispensáveis ao progresso digital – de serviços financeiros e comércio eletrónico a cidades inteligentes e cuidados de saúde, praticamente todas as indústrias dependem desta infraestrutura.
  • O investimento precisa de um ambiente regulatório adequado – políticas bem estruturadas são essenciais para incentivar o capital privado e garantir a continuidade da expansão da conectividade.
  • A infraestrutura de acesso e core exige investimentos massivos – a construção e manutenção das redes móveis requerem um volume de investimento muito superior ao das infraestruturas de backbone, numa relação de até 19 vezes mais.

Para garantir que a inovação e a expansão das redes móveis continuem a acontecer, a GSMA apela aos governos para adotarem regulamentações que incentivem o investimento privado, simplifiquem as políticas de espectro e criem um ambiente sustentável para as operadoras móveis.

Embora outros atores do ecossistema digital, como os fornecedores de cloud e redes de distribuição de conteúdos (CDNs), façam investimentos estratégicos, a construção da espinha dorsal da internet continua a ser responsabilidade das operadoras móveis. Sem estas infraestruturas, o mundo digital simplesmente não funcionaria.

O relatório completo, está disponível aqui: https://www.gsma.com/solutions-and-impact/connectivity-for-good/public-policy/wp-content/uploads/2025/03/Mobile-Infrastructure-Investment-Landscape.pdf.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados