Partilhe nas Redes Sociais

Nasceu a Virtual Power Solutions

Publicado em 19 Outubro 2015 | 1304 Visualizações

A ISA Energy, empresa da holding ISA Capital, juntou-se ao agregador de energia britânico Stor Generation e deu origem a uma nova marca no mercado internacional: a Virtual Power Solutions (VPS).

A nova empresa nasce com a aquisição da companhia britânica por parte da ISA Capital, num negócio que ronda os 4,5 milhões de libras de investimento (sensivelmente 6 milhões de euros), não só na aquisição mas também no crescimento da empresa a curto prazo.

Segundo dados disponibilizados pela VPS, a empresa prevê um crescimento «a um ritmo superior a 100% ao ano» a nível global, «para atingir um valor superior a 33 milhões de euros até final de 2018».

A nova VPS tem como missão construir e operar virtual power plants à escala europeia, iniciando a sua actividade no Reino Unido e também na Península Ibérica, onde conta já mais de 10 000 pontos monitorizados e cerca de 20 MW sob gestão.

Mas outros são os mercados sob a mira da VPS, conforme fez questão de sublinhar José Basílio Simões, líder da empresa na Península Ibérica: «Estamos no Brasil via parceiros e continuamos a olhar para outros mercados que nos possam vir a interessar.» Entre estes, conta-se «Itália», estando já em análise «a possibilidade de lá entrar», disse ainda o mesmo responsável.

A empresa tem actualmente cerca de 30 elementos no nosso país, dos quais 15 afectos à área de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para a qual é canalizado «15% do investimento global da empresa», refere José Basílio Simões. O número de profissionais que integram a equipa «deverá crescer» fruto do negócio agora concretizado.

De resto, esta forte aposta na área de I&D faz-se sentir, nomeadamente, em áreas como a Internet das Coisas, desenvolvendo soluções de hardware e software quer para o mercado doméstico quer também para o empresarial, plataformas de comunicação M2M baseadas na cloud e serviços móveis para aplicações no domínio das casas e cidades inteligentes.

A VPS conta ainda com uma oferta de Energy Saving as a Service, cujo conceito passa por combinar a capacidade tecnológica com um serviço ao cliente para assegurar poupanças de energia a partir do momento zero. O serviço foi já aplicado em vários clientes de diversos segmentos de mercado como a banca, a hotelaria, universidades, PME e mesmo em consumidores domésticos.

Entre os clientes mais conhecidos, contam-se nomes como o Novo Banco, a ANA Aeroportos, o Millenium ou os hotéis do Grupo Pestana.

A pensar mais no mercado residencial, a VPS disponibiliza a Cloogy, uma solução de gestão de energia em casa que monitoriza os índices de consumo a cada instante e controla os aparelhos eléctricos, permitindo uma maior noção dos gastos com energia.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados