Partilhe nas Redes Sociais

NEC junta-se à BostonGene para acelerar uso da IA na diagnóstico de cancro

Publicado em 30 Dezembro 2021 | 59 Visualizações

A NEC e a BostonGene assinaram um acordo de parceria estratégica global que vai levar os Testes BostonGene Tumor Portrait a diversos mercados. Na base destes testes está a plataforma de computação da BostonGene, que recorre a inteligência artificial para procurar correlações entre a genómica tumoral, o sistema imunológico de um paciente e a eficácia de todos os tratamentos experimentais e aprovados disponíveis, através do estudo molecular e imunológico.

Os testes em questão, explicam as empresas, facilitam a medicina de precisão na prática clínica diária e apoiam os médicos na atualização de tratamentos personalizados para os doentes com cancro.

«Adicionalmente, no ensaio clínico personalizado de neoantigénio da NEC que está em curso, que utiliza a sua tecnologia de previsão de neoantigénio apoiada por IA, a NEC e a BostonGene estão a colaborar para fornecer a caracterização molecular dos tumores dos pacientes», acrescenta a nota de imprensa que dá conta da parceria.

O Japão é o primeiro mercado, fora dos Estados Unidos, onde a parceria vai produzir efeitos. Aí será usada a rede de saúde e ciências da vida da NEC para fornecer Testes Tumor Portrait a hospitais do país. No futuro, as empresas querem explorar este mercado em conjunto, a nível global.

Em 2020, no Japão, morreram com cancro 378.385 pessoas, segundo dados oficiais, um valor que representa 27,6% de todas as mortes nesse ano e equivale a que uma em cada quatro pessoas morra de cancro. As empresas acreditam que a próxima geração de analíticas multiplataforma combinadas com software de ponta pode melhorar o diagnóstico e tratamento de pacientes com cancro e ajudar a alterar os números atuais.

A NEC tem tradição no mercado da saúde. No início deste ano, a empresa anunciou também uma iniciativa para promover negócios de saúde e ciências da vida que utilizam a IA e outras tecnologias digitais, sendo esta uma das vertentes do seu Plano de Gestão a Médio Prazo até 2025.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados