Partilhe nas Redes Sociais

NVIDIA e Check Point unem forças para proteger data centers e IA

Publicado em 28 Março 2025 por Ntech.News | 147 Visualizações


No mundo da inteligência artificial, a inovação só faz sentido quando acompanhada pela garantia de que os dados e os modelos estão protegidos. Esta é a visão que a NVIDIA e a Check Point querem tornar realidade. Durante a NVIDIA GTC 2025, a Check Point revelou como está a integrar a plataforma NVIDIA Cybersecurity AI para garantir que os data centers de IA operam com máxima segurança – sem comprometer a performance.

Com esta tecnologia, os AI Cloud Data Centers não só se tornam mais rápidos e eficientes, como também mais seguros e confiáveis. Mais do que simples centros de processamento, estão a ser erguidas verdadeiras “fábricas de IA”, onde se criam e aperfeiçoam modelos que podem impulsionar setores como a saúde, as finanças e a automação.

Mas com estas inovações chegam novos desafios. Além das preocupações habituais com a segurança dos data centers tradicionais, os ambientes de IA trabalham com volumes gigantescos de dados sensíveis e modelos que representam meses de trabalho e milhões de euros em investimento. Um ataque bem-sucedido pode significar perda de informação crítica, roubo de propriedade intelectual ou até comprometer a credibilidade de uma empresa.

Segurança sem perder velocidade

A solução AI Cloud Protect, criada pela Check Point, responde a este desafio de forma inovadora ao garantir proteção total sem comprometer o desempenho. A chave para esta abordagem está na NVIDIA BlueField-3 DPU, que permite executar todas as funções de segurança diretamente na infraestrutura de IA. O que liberta os recursos de CPU e GPU para processar grandes cargas de trabalho, enquanto ajuda os cloud service providers (CSPs) a melhorara a segurança das plataformas.

Proteção total em todas as fases do desenvolvimento de IA

Desde a fase de desenvolvimento até ao treino dos modelos de IA, o Check Point AI Cloud Protect atua em vários níveis:

  • Proteção contra acessos não autorizados – reduzindo os riscos de data poisoning e roubo de modelos através de defesa a nível de rede.
  • Monitorização avançada do sistema – usando a NVIDIA DOCA App Shield, analisa todos os processos em execução, identificando código malicioso ou processos suspeitos que possam comprometer a segurança da IA.
  • Defesa contra ameaças nos modelos de IA – prevenindo ataques em Large Language Models (LLMs) e outros algoritmos usados por empresas e investigadores.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados