Paynest cria recursos para reter talento
Reter talento tornou-se um dos maiores desafios para as empresas e para os gestores. Profissionais altamente qualificados são aliciados por propostas externas, e manter equipas motivadas exige estratégias inovadoras. Foi com esse propósito que a Paynest disponibilizou uma nova ferramenta que permite a gestão de bónus de longo prazo, inspirada nas práticas das grandes tecnológicas.
A solução oferece às empresas um modelo de compensação mais transparente e estratégico. Através da plataforma, os colaboradores podem acompanhar, em tempo real, a valorização de prémios monetários ou ações da empresa (incluindo stock options ou phantom stocks), percebendo de forma clara o impacto do seu desempenho no seu pacote de benefícios.
«Este produto reflete a nossa missão de desenvolver soluções que ofereçam valor real, tanto às empresas como aos seus colaboradores. Inspirando-nos nas melhores práticas de grandes tecnológicas e startups, possibilitamos a criação de um sistema de incentivos transparente, dinâmico e alinhado com a performance da empresa», afirma Nuno Pereira, cofundador e CEO da Paynest.
Maior envolvimento dos colaboradores
Com a nova solução, as empresas podem definir regras para a atribuição de bónus, que podem ser desbloqueados em momentos estratégicos da jornada do colaborador – na entrada na empresa, em aniversários de contrato ou após avaliações de desempenho. No caso de ações virtuais, após um período estipulado (vesting), os colaboradores podem transacioná-las entre colegas ou resgatá-las pelo seu valor financeiro, funcionando como um verdadeiro mercado interno.

Já para prémios monetários, a plataforma permite levantamento total ou parcial conforme critérios definidos pela empresa, oferecendo maior flexibilidade financeira. Assim, as organizações conseguem controlar melhor os custos e, ao mesmo tempo, proporcionar um benefício tangível aos trabalhadores.
A CCA Law Firm, pioneira na adoção da nova ferramenta, já utilizava soluções da Paynest para antecipação salarial e coaching financeiro e viu neste novo produto uma oportunidade para fortalecer a retenção de talento. «Em parceria com a Paynest, concretizámos a nossa visão de um sistema de incentivos verdadeiramente inovador, que alinha o compromisso dos colaboradores com o desempenho da sociedade», destaca Domingos Cruz, Managing Partner da CCA Law Firm.
Posição reforçada no mercado europeu
Com este lançamento, a Paynest expande a sua oferta, que já inclui acesso flexível a salários, gestão de despesas com reembolso imediato e coaching financeiro personalizado. Desde a sua fundação, no final de 2022, a startup tem vindo a crescer em três mercados europeus, contando com mais de 50 empresas clientes e impactando um universo de mais de 30 mil trabalhadores.
Publicado em:
TalentoPartilhe nas Redes Sociais