Plataforma de blockchain para vender peixe em alto mar captura 600 mil euros
A Bitcliq é uma startup das Caldas da Rainha e está a implementar aquele que será o primeiro marketplace global de peixe, baseado em blockchain. A plataforma permite a compradores como retalhistas, hotéis ou restaurantes comprarem peixe logo que este é capturado e registado em alto mar. As encomendas são feitas a partir de telemóvel.
A plataforma garante ainda a rastreabilidade completa do peixe desde o local de captura até chegar à mesa do consumidor, um seguimento que ajuda a promover a sustentabilidade do sector, ajudando a controlar práticas ilegais.
A Bitcliq acaba de garantir um investimento de capital de risco, na ordem dos 600 mil euros liderado pela Indico Capital, em colaboração com a LC Ventures. A verba vai apoiar as próximas fases do projeto, que está implementado e em piloto no principal porto piscatório de Peniche, numa parceria com a Docapesca.
Nos últimos três anos a Bitcliq tem desenvolvido vários projetos para melhorar a eficiência operacional e de armazenagem de dados em cloud com frotas pesqueiras em África, Ásia e Europa. A empresa garantiu também já vários prémios internacionais como o Green Project Awards e o FLAD EYBuzz USA.
Publicado em:
StartupsPartilhe nas Redes Sociais