Partilhe nas Redes Sociais

Plataforma de open banking chega a Portugal pela mão do BIG

Publicado em 31 Janeiro 2018 por Ntech.news - Ana Rita Guerra | 2157 Visualizações

A fintech alemã Deposit Solutions entrou no mercado português através de uma parceria com o Banco Global de Investimento (BIG), que será o primeiro a usar a sua plataforma de open banking em território nacional. O banco português poderá obter depósitos de consumidores noutros mercados sem ter de expandir as suas operações.

É esse o core desta plataforma: permite aos bancos parceiros oferecerem aos clientes uma seleção de produtos de outros bancos sem ser necessário abrir novas contas bancárias. A vantagem para os bancos é que podem atrair depósitos de outros mercados e segmentos de clientes sem investirem em infraestruturas de retalho próprias. Para os depositantes, o benefício é o alargamento das opções à escolha, já que passam a poder aceder a produtos diversificados sem terem de abrir nova conta noutro banco.

«O acesso ao mercado alemão de depósitos apoiará o nosso crescimento sustentado e vai permitir-nos ampliar ainda mais a nossa oferta de serviços financeiros competitivos, quer para os nossos clientes particulares quer para os institucionais», diz Peter Rodrigues, diretor do BIG. O executivo refere que a Deposit Solutions fornece uma camada de software adicional que permite alargar a oferta de depósitos de forma eficiente.

O BIG junta-se a um ecossistema de 50 bancos parceiros em 16 países, entre os quais se encontram nomes sonantes do sector financeiro, como é o caso do Deutsche Bank e do FFB. O mercado de depósitos na zona Euro valeu 11,8 biliões de euros no ano passado, o que explica porque é que este segmento é tão atrativo para as instituições financeiras.

Max von Bismarck, diretor geral da Deposit Solutions, afirma que a missão da fintech é tornar o open banking no novo standard do sector para depósitos, em toda a Europa. «O mercado português tem um papel importante na nossa estratégia de expansão», garante o responsável alemão. «Damos as boas-vindas ao BIG e estamos muito satisfeitos em anunciar esta parceria com este banco inovador.»


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados