Partilhe nas Redes Sociais

Portuguesa Kit-AR garante financiamento de 2 milhões de euros

Publicado em 23 Junho 2022 | 448 Visualizações

Kit-AR

A startup portuguesa Kit-AR garantiu um financiamento de 2 milhões de euros, numa ronda de capital liderada pelo Fundo NOS 5G, pelo Fundo Tech Transfer da Armilar e pela Caixa Capital Risc.

A empresa desenvolveu uma plataforma que permite a melhoria contínua na qualidade da produção industrial, através de uma solução que recorre a realidade aumentada e a algoritmos de inteligência artificial, para reduzir a taxa de erro nas linhas de produção.

Com clientes na indústria automóvel, aeronáutica e eletrónica, a Kit-AR está presente em Portugal e no Reino Unido e ajuda os atuais clientes em operações de montagem e de controlo de qualidade, dando precisão de execução a procedimentos complexos, com inspeções manuais com automatismos e maior qualidade visual, para reduzir erros de produção.

Esta é uma plataforma para indústria 4.0, que tira partido da existência de cobertura 5G para potenciar caraterísticas de execução. Nos últimos meses foi otimizada para trabalhar sobre estas redes, «aumentando a capacidade de processamento de dados e disponibilizando métodos inteligentes de suporte à decisão do operador industrial», explica a NOS, que divulgou a operação.

«Com um software que recorre a um elevado volume de data links e processing nodes, e também a smart glasses que recorrem a streaming de dados em tempo real, as características do 5G são fulcrais para levar a solução a um outro nível de desenvolvimento e eficiência», detalha ainda a operadora.

A Kit-AR, fundada por João Costa, Manuel Oliveira e Luís Bravo Martins, na foto, tinha também já no ano passado vencido o Acelerador 5G, um programa de inovação colaborativa dinamizado pela NOS e pela Amazon Web Services, realizado em parceria com a Startup Lisboa.

O Fundo NOS 5G é gerido pela Armilar Venture Partners. Conta com um capital inicial de 10 milhões de euros e um período de investimento estimado de cinco anos. Como frisa a operadora, é o primeiro em Portugal orientado para a nova geração da tecnologia móvel.

Investe em soluções inovadoras, que podem cobrir desde a infraestrutura de rede até aos produtos ou serviços para clientes e está orientado para soluções nas primeiras fases de desenvolvimento. O investimento na Kit-AR é o terceiro numa empresa portuguesa.

Nesta operação estiveram também envolvidas a Sintef Ventures, da RKKVC, do fundo Techtree e da Best Horizon.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados