Partilhe nas Redes Sociais

Premiado projeto que ajuda médicos a chegar mais rápido a um diagnóstico clínico

Publicado em 30 Julho 2020 | 297 Visualizações

A start-up UpHill Health venceu o prémio BfK Awards, atribuído pela ANI em parceria com a APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, que promove em Portugal os World Summit Awards.

O software premiado já é utilizado na maioria dos hospitais privados portugueses até porque quanto mais rápido é feito um diagnóstico mais fácil é tratar uma doença.

Os médicos têm cada vez mais meios ao seu dispor – todos os dias é produzida uma enorme quantidade de evidência científica, além do surgimento de novos equipamentos e testes de diagnóstico mais fidedignos – ao passo que dispõem de cada vez menos tempo com o doente e para se manterem atualizados.

Para ajudar os profissionais de saúde nesta matéria, surgiu o UpHill Health, o projeto que acaba de conquistar o prémio Born from Knowledge (BfK) Awards. A UpHill Health é uma plataforma que combina os conhecimentos teóricos com treino prático, permitindo que os profissionais de saúde tenham acesso ao processo anterior a qualquer decisão clínica, selecionando artigos científicos e dando acesso à simulação virtual para treino e várias abordagens de tratamento e diagnóstico.

O desafio é comum e tende a intensificar-se: as atualizações no campo da saúde são constantes, mas demoram muito tempo a chegar aos hospitais. E quando chegam, por vezes, já estão desatualizadas.

Foi para colmatar esta lacuna que Eduardo Freire Rodrigues, Duarte Sequeira e Luís Patrão decidiram criar, em 2016, a UpHill Health que conta atualmente 100 mil utilizadores em Portugal, Noruega, Suécia, Holanda e Grécia

No ano passado, a UpHill registou crescimentos de utilização de 15% por semana, ou seja, os utilizadores realizaram entre 300 e 500 simulações e visualizaram mais de 5000 artigos.

Desde 2017, a ANI já premiou cerca de 30 projetos e empresas em concursos e prémios de inovação nacionais através do programa BfK. A UpHill Health foi distinguida entre os finalistas das oito categorias de projetos que vão representar Portugal nos WSA, uma plataforma internacional, apoiada pelas Nações Unidas, que faz a ponte entre uma rede global de empreendedores de projetos com impacto e uma comunidade internacional de peritos, mentores, líderes de governo, académicos e sociedade civil.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados