Partilhe nas Redes Sociais

Previsões para 2021: as oportunidades tecnológicas na era pós-COVID

* Carlos Cunha, Diretor Comercial Dynabook Portugal

Publicado em 28 Dezembro 2020 | 226 Visualizações

A pandemia da COVID-19 teve um impacto determinante nas nossas vidas, tanto a nível pessoal como profissional. O aceleramento do trabalho remoto obrigou empresas de todas as dimensões a virarem-se para a tecnologia como forma de garantir a eficiência operacional, mantendo as necessidades de uma força de trabalho agora distribuída. É verdade que 2020 não produziu muitos desenvolvimentos tecnológicos ou de negócio, mas acelerou certamente muitas das tendências que estavam a dar os primeiros passos. Em 2021, é expectável que se assista à continuação em força destas tendências, com novas aplicações Internet-of-Things (IoT), tecnologias e soluções a alcançar todos os setores.

Negócios remotos abrirão portas a novas e inesperadas oportunidades para wearables e realidades mistas

O ambiente de trabalho criado pela situação pandémica impulsionou várias tecnologias, como a realidade assistida (RA), abrindo novas oportunidades, talvez menos óbvias, e demonstrando o potencial dos wearables na facilitação do trabalho colaborativo entre equipas remotas. Smart glasses, por exemplo, são um veículo para comunicação remota interativa, a partir da qual é possível a recuperação de documentos, a partilha de instruções de trabalho e a captação de dados em tempo-real – é quase como se as pessoas estivessem frente-a-frente. Apesar de tudo, a COVID-19 deu a muitos líderes a possibilidade única de reavaliar a necessidade das suas empresas por um escritório tradicional, traçando o caminho para que 2021 seja o ano em que os negócios com experiência no digital começam a investir seriamente em tecnologias inteligentes que permitam o trabalho remoto. Veremos, até, negócios que não tendo nunca pensado na utilização desta tecnologia, considerarão os wearables.

O edge computing móvel alcançará mais setores

A computação edge tem ganho relevância ao longo dos últimos anos. É em 2021, contudo, que serão realmente visíveis os benefícios que pode trazer. Enquanto o 5G público está ainda a anos luz de ser adotado em massa, o 5G privado já apresenta valor, segundo a Forrester – uma rede dedicada a uma empresa ou local em específico, como um armazém, estaleiro ou fábrica. Esta tecnologia está aqui agora, preparada para impulsionar a computação edge em 2021. A evolução do 5G e a tecnologia móvel de edge computing fornecerão também uma plataforma que potenciará os wearables. Os smart glasses, por exemplo, permitem aos trabalhadores de terreno levar a cabo as tarefas necessárias com as mãos libertas, tendo, ao mesmo tempo, acesso às informações e ferramentas de que necessitam. Com as soluções móveis de edge computing como porta de entrada, os smart glasses são o próximo passo, sendo provável que se tornem comuns na vida dos trabalhadores de campo e de primeira linha.

2021 acelerará os processos de implementação

Este ano, foram muitos os esforços das empresas para se ajustarem às mudanças impostas pela COVID-19. Um quinto das empresas investiu em iniciativas de transformação digital, tornando possíveis decisões que outrora demorariam meses a ser implementadas. Neste período sem precedentes, as empresas aprenderam a adaptar-se, progredindo mais rapidamente do que se esperava. É expectável que esta tendência acompanhe 2021, com as empresas a manter a sua rápida taxa de aprendizagem. Há que ter em conta, contudo, que, enquanto a passagem da teoria para a prática no que respeitam as novas tecnologias se dá mais rapidamente, os desafios são os mesmos, especialmente no que concerne a segurança dos dados, a escalabilidade e a usabilidade.

2020 evidenciou a necessidade por automatização acelerada em 2021

Em 2021, assistiremos sem surpresa a mudanças nos ambientes de trabalho, e a tecnologia desempenhará um papel fundamental. A automatização tem marcado presença na agenda das empresas ao longo dos anos. Com a perpetuação das medidas de distância social, 2021 será, finalmente, o ano da sua afirmação, com a automatização e a robótica a tornarem-se elementos essenciais a vários setores. Durante a pandemia, algumas empresas deram por si a corrigir as falhas advindas de uma tentativa precipitada de implementação da automatização. Para 2021, a Forrester prevê que 30% dos negócios estejam mais focados na qualidade, ao melhor planear e testar as suas soluções de automatização, antes da sua implementação no processo de produção ou apresentação a colaboradores.

IoT nos cuidados de saúde continuará a aumentar, mas não sem alguns obstáculos

É esperado que o mercado global de dispositivos IoT ligados aos serviços de saúde cresça para 188 mil milhões de dólares até 2025, a uma taxa anual de 21%. Embora a IoT no setor de saúde esteja na lista de previsões há alguns anos, esta tendência ganhará importância renovada em 2021. Em 2020, dadas as obrigações de confinamento, o tratamento de muitas doenças de longa-duração foi descurado. No ano que se aproxima, o crescimento da telemedicina e diagnóstico remoto permitirá os profissionais de saúde monitorizar, apoiar e prestar cuidados aos pacientes que se encontram em casa. O interesse do consumidor em dispositivos wearable de saúde, como o ECG e dispositivos de monitorização de pressão sanguínea, aumentará à medida que os pacientes reconhecerem na possibilidade de avaliação instantânea permitida pela partilha remota de dados os benefícios para a sua própria saúde. Dito isto, a infraestrutura IoT, a falta de experiência da indústria e a segurança serão os principais desafios. Assistimos, indubitavelmente, a um crescimento impressionante da tecnologia no decorrer do último ano, com as empresas a adotar ferramentas sofisticadas para se estabilizarem. À medida que entramos em 2021, e os negócios procuram estabilidade no “novo normal”, é provável que continuem a investir e inovar a um ritmo acelerado. Agora, mais do que nunca, veremos a tenologia a transformar as empresas de quase qualquer setor.


Publicado em:

Opinião

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados