Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Projeto 5G NetMobil: a caminho da condução totalmente conectada

Publicado em 5 Maio 2020 | 192 Visualizações

Mais seguro, mais conveniente, mais ecológico: os veículos conectados que conseguem comunicar com a infraestrutura/berma da estrada em tempo real reduzem as emissões e o risco de acidentes.

Ora, essa comunicação requer uma ligação de dados estável e fiável, fornecida por 5G de elevada performance, a nova tecnologia sem fio de quinta geração para redes móveis, ou por alternativas com base em Wi-Fi (ITS-G5).

A pensar nesta realidade, 16 instituições de pesquisa, médias empresas e grandes players têm vindo, ao longo dos últimos três anos, a trabalhar no projeto 5G NetMobil, liderado pela Robert Bosch GmbH.

Os primeiros resultados são agora apresentados: «Com o projeto 5G NetMobil, alcançamos marcos decisivos no caminho para uma condução totalmente conectada e estamos a demonstrar como as modernas tecnologias de comunicação podem tornar o tráfego rodoviário mais seguro, eficiente e económico, tudo ao mesmo tempo», explicou Thomas Rachel, secretário de Estado Parlamentar no Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha.

As bases deste projeto nas áreas de redes, segurança e protocolos de comunicação sustentam os esforços para padronizar especificações, desenvolver novos modelos de negócios e acelerar os primeiros ciclos de produção dos parceiros.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados