Salesforce regista crescimento com aposta em IA e Data Cloud
A Salesforce anunciou os resultados do quarto trimestre e do ano fiscal de 2025, encerrado a 31 de janeiro. Os números refletem um crescimento sólido impulsionado pela aposta na IA e na sua plataforma Data Cloud.
A empresa registou 900 milhões de dólares em receitas recorrentes anuais provenientes de Data Cloud e IA, representando um aumento de 120% face ao ano anterior. Desde outubro, a Salesforce fechou 5.000 negócios com o Agentforce, dos quais mais de 3.000 foram pagos.
O Data Cloud superou os 50 mil milhões de registos, duplicando o volume do ano anterior. Além disso, quase metade das empresas da Fortune 100 já são clientes tanto de IA como de Data Cloud, sendo que todas as 10 maiores vendas do quarto trimestre incluíram estas soluções.
O Agentforce demonstrou ainda a sua eficiência no suporte ao cliente, tendo tratado 380.000 conversas na plataforma help.salesforce.com, com uma taxa de resolução de 84% e apenas 2% dos pedidos a necessitarem de intervenção humana.
Resultados financeiros sólidos
A Salesforce registou uma receita de 10 mil milhões de dólares no quarto trimestre, um crescimento de 8% face ao ano anterior (9% a moeda constante). O total de obrigações de desempenho atingiu 63,4 mil milhões de dólares, um aumento de 11%.
Para o ano fiscal de 2025, a receita total foi de 37,9 mil milhões de dólares, um crescimento de 9%, com as receitas de subscrição e suporte a subirem 10%. A empresa registou um fluxo de caixa operacional recorde de 13,1 mil milhões de dólares, um aumento de 28% em relação ao ano anterior.
Além disso, a Salesforce devolveu 9,3 mil milhões de dólares aos acionistas, incluindo 7,8 mil milhões em recompra de ações e 1,5 mil milhões em dividendos.
Marc Benioff, presidente e CEO da Salesforce, destacou a posição da empresa como líder na transformação digital das empresas, considerando que nenhuma empresa está melhor posicionada do que a Salesforce para liderar os clientes na revolução do trabalho digital. «Com a nossa plataforma unificada, que integra as aplicações Customer 360, Data Cloud e Agentforce, já estamos a proporcionar níveis sem precedentes de produtividade, eficiência e poupança de custos a milhares de empresas», referiu o responsável.
Por sua vez, Amy Weaver, presidente e CFO, reforçou o compromisso da empresa com o crescimento rentável. «Encerrámos o ano com resultados fortes e o nosso foco inabalável no crescimento rentável levou-nos a alcançar receitas, margens e fluxos de caixa recordes, estabelecendo uma base sólida para o ano fiscal de 2026», sustentou a financeira.
Perspetivas para 2026
Para o ano fiscal de 2026, a Salesforce prevê que as receitas se situem entre 40,5 e 40,9 mil milhões de dólares, um crescimento de 7% a 8%. O crescimento da receita de subscrição e suporte deverá rondar os 8,5%. A empresa também antecipa uma margem operacional GAAP de 21,6% e um crescimento do fluxo de caixa operacional entre 10% e 11%.
Publicado em:
NegóciosPartilhe nas Redes Sociais