Partilhe nas Redes Sociais

Siemens e SAP assinam acordo para sector de Utilities

Publicado em 3 Março 2017 por Ana Rita Guerra | 511 Visualizações

As empresas alemãs Siemens e SAP assinaram um acordo estratégico para combinar soluções que endereçam o mercado das Utilities. Através desta parceria, a SAP vai revender a solução de gestão de sistemas de dados de contagem (Meter Data Management) da Siemens, o EnergyIP. Os clientes poderão aceder à tecnologia diretamente através da SAP, que a combinará com as suas próprias soluções para o sector, SAP for Utilities. A solução será comercializada sob a designação SAP Meter Data Management by Siemens e estará disponível durante o segundo trimestre de 2017.

Thomas Zimmermann, CEO da unidade de negócio da Siemens Digital Grid, refere que a combinação da EnergyIP e SAP for Utilities vai alcançar cerca de metade das empresas de energia de todo o mundo, ao mesmo tempo que adiciona um «elevado grau de inteligência e conhecimento que valorizará os dados disponíveis». Segundo ele, os cenários de negócio totalmente digitais serão os principais impulsionadores da mudança do sistema energético atual, sublinhando que a Siemens e a SAP têm vindo a «construir relações duradouras com as entidades municipais e as empresa de Utilities».

As duas empresas querem ainda alinhar-se no desenvolvimento conjunto da oferta, que levará à «próxima geração de modelos de negócio de apoio a todos os agentes do mercado de energia». A sua intenção é ajudá-los a integrarem o processamento de Big Data gerado por milhões de contadores e sensores conectados em tempo real, ganhando maior conhecimento e controlo seja qual for o tamanho da empresa – grandes centrais elétricas ou microredes. A Siemens acrescentou esta opção de Big Data à plataforma EnergyIP no ano passado.

«O acesso em tempo real ao dispositivo e aos meter data combinados com a informação comercial sobre o cliente irá ajudar a fornecer às empresas do sector das utilities uma visão abrangente dos seus clientes e dispositivos técnicos» complementa Henry Bailey, vice presidente da unidade de negócio SAP Utilities. O responsável diz que este acordo é uma oportunidade única para os seus clientes, que poderão tirar partido do know-how e das soluções das duas gigantes. «Antecipamos que tudo isto venha provocar uma mudança significativa no panorama em que as organizações de utilities irão operar no futuro», afiança.

A SAP também tem uma aliança global com a IBM para este sector, que inclui desenvolvimento conjunto e  soluções IBM para as aplicações SAP para o mercado.

 


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados