Partilhe nas Redes Sociais

SkillUp capta 6 milhões

Publicado em 17 Julho 2025 | 277 Visualizações

Como se pode medir o verdadeiro impacto da inteligência artificial na educação? Para a SkillUp, empresa global de soluções integradas de aprendizagem digital, a resposta começa com resultados concretos: uma taxa média de conclusão de cursos de 67%, quando o setor raramente ultrapassa os 8%. E agora, um novo impulso. A empresa acaba de concluir uma ronda de investimento Série A de 6 milhões de euros, com a liderança da Explorer Investments e a participação do fundo IRC, gerido pela FundBox.

Fundada com o propósito de transformar a aprendizagem digital, a SkillUp aposta numa abordagem centrada no utilizador, suportada por tecnologias como IA, machine learning e big data. O objetivo: oferecer formações personalizadas e eficazes, com progressão adaptada em tempo real e uma experiência de aprendizagem profunda.

«Este investimento vai acelerar a nossa missão de criar experiências de aprendizagem transformadoras, onde a inteligência artificial automatiza e personaliza o processo educativo, mas onde a mentoria humana, a gestão programática e a inovação em conteúdos continuam a ser pilares fundamentais», afirma JPS Kohli, fundador da SkillUp.

Para António Rocha e Silva, partner da Explorer Investments, o investimento na SkillUp «reflete a nossa confiança no poder transformador da inteligência artificial, neste caso, numa área tão crítica como a educação. Estamos convictos que esta ronda de investimento vai permitir acelerar ainda mais o crescimento, consolidando a sua posição como líder em soluções inovadoras na área da educação, impulsionadas por inteligência artificial».

Também Rita Carles, gestora do fundo IRC da FundBox, sublinha a importância da proposta pedagógica diferenciadora da SkillUp. «O nosso investimento reflete a confiança na equipa fundadora, na escalabilidade do modelo e no impacto que esta abordagem pode ter na qualificação de talento e na transformação digital da educação a nível global», afirma a responsável.

A ronda foi assessorada pela OCEAN.capital e pela sociedade de advogados HAAG, com enfoque na captação de capital para empresas tecnológicas de alto crescimento.
José Maria Abecasis Soares, partner da OCEAN.capital, acredita que esta ronda, com participação de capital português, «confirma o papel de Portugal como um hub de referência em I&D para soluções digitais com impacto global. Empresas como a SkillUp criam emprego qualificado, dinamizam o ecossistema empresarial e posicionam o país na vanguarda da inovação em educação».

Com receitas de 15,5 milhões de dólares em 2024 e cerca de 300 colaboradores distribuídos pelos Estados Unidos, Índia e Portugal, a SkillUp posiciona-se no mercado EduTech como um parceiro estratégico de grandes organizações, entre elas IBM, a Microsoft e a Google. A presença em Portugal foi reforçada em 2024 com a criação de um centro global de investigação e desenvolvimento (I&D), cuja expansão vai beneficiar agora deste novo investimento.

Até 2028, está prevista a contratação de 50 novos talentos em solo nacional, num claro compromisso com o reforço do ecossistema tecnológico português.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados