Partilhe nas Redes Sociais

Smartphones com 5G já lideram vendas em Portugal 

Publicado em 24 Abril 2023 | 596 Visualizações

No ano passado, e pela primeira vez, em Portugal foram vendidos mais smartphones 5G do que com tecnologias de gerações anteriores, como o 4G, de acordo com dados apurados pela IDC. 

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da IDC na Europa, Francisco Jerónimo, revelou que o segmento valeu 934,3 milhões de euros, com 2,5 milhões de unidades vendidas, menos 3,9% que em 2021.  As vendas de equipamentos com 5G representaram já 58% das vendas totais de telemóveis no país e em 2027 a consultora espera que avancem para uma quota de 95%. 

O preço médio de um equipamento 5G rondou no ano passado os 535 euros, quatro vezes mais que o preço médio geral do mercado, que foi de 130 euros. Esta diferença na ordem de grandeza deve manter-se nos próximos anos, segundo a IDC.    

Por fabricantes, a Samsung continuará a liderar vendas no mercado português (42,3%), seguida da Xiaomi (23,3%), que também já assumia a segunda posição em 2022 e da Apple (16,6%) no terceiro posto, mas líder no segmento mais elevado.  

Em 2022, as vendas de smartphones renderam em Portugal 934,30 milhões de euros e este ano devem chegar aos 933,86 milhões de euros. Haverá uma diminuição no número de unidades vendidas (2,3%), e consequentemente no volume de negócios gerado, mas o preço médio dos equipamentos continuará a subir, à medida que as vendas de equipamentos com 5G também cresçam. 

A diminuição do número de unidades vendidas é uma tendência global no mercado de telemóveis, explicada pela inflação e retração da procura, tanto pela diminuição do poder de compra como pelos receios relacionados com a instabilidade da economia. 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados