Partilhe nas Redes Sociais

Soluções e serviços de RPA vão valer 20 mil milhões de dólares em 2030

Publicado em 29 Agosto 2022 | 67 Visualizações

A pandemia acelerou a introdução de soluções de automação robótica de processos, ou como designa a sigla em inglês RPA, e a implementação de soluções e serviços assentes na tecnologia continua a crescer e assim se manterá nos próximos anos. 

Um novo estudo da GlobalData estima que em 2030 o software e serviços de RPA vá valer 20 mil milhões de dólares. Como refere a empresa de estudos de mercado, «à medida que as empresas procuram reduzir a dependência da mão-de-obra humana», há um interesse crescente nestas tecnologias. 

Em resultado disto, o mercado global de software e serviços de RPA deverá crescer em força nos próximos anos, dos 4,8 mil milhões que valeu em 2021 para os 20 mil milhões de dólares agora previstos para 2030. 


Este crescimento de serviços e soluções baseadas em RPA é transversal a todas as indústrias, segundo a GlobalData, já que em todas as áreas do mercado se sentiu um reforço da aposta nesta área durante a pandemia. 

O facto destas ferramentas serem relativamente rápidas de implementar permite às empresas avançarem nos seus esforços de transformação digital e esse foi o grande mote para o investimento acelerar durante a pandemia e continuar em crescendo. 

«A COVID-19 destacou a necessidade de coordenar esforços de automação na empresa. Isto acelerou o desenvolvimento de RPA, à medida que as empresas se afastam de capacidades de automação isoladas», sublinha Nicklas Nilsson, consultor da GlobalData. 

Em vez disso, os «RPA são hoje parte de um conjunto mais amplo de tecnologias de automação e inteligência artificial (IA), permitindo a automação integral de processos empresariais mais complexos», conclui.

Neste leque de tecnologias que passaram a ter um papel central nos esforços de automação inteligente das empresas, destacam-se também as ferramentas de desenvolvimento low-code, de process mining, processamento inteligente de documentos e gestão de processos de negócio, que são frequentemente combinadas com RPAs.   

O dinamismo deste mercado confirma-se também pelo número de negócios entre empresas com soluções e serviços nesta área, 159 desde 2014, segundo as contas da GlobalData.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados