Startup portuguesa fecha ronda de 10 milhões
Quando, há menos de um ano, quatro empreendedores lançaram a Lyzer com a ambição de transformar a logística no retalho e no e-commerce, poucos antecipariam que estariam hoje a anunciar um investimento superior a 10 milhões de euros. A startup portuguesa acaba de fechar uma ronda de financiamento que reforça o apoio dos investidores atuais — Indico Capital Partners, Lince Capital e LC Ventures — e acolhe a C2 Capital como novo parceiro estratégico. A operação de financiamento foi assessorada pela SRS Legal.
Com mais de 500.000 encomendas entregues e um volume de transações (GMV) superior a 160 milhões de euros, a Lyzer posiciona-se como um parceiro estratégico na transformação digital do retalho ibérico. Este reforço de capital permitirá à empresa acelerar a expansão internacional, com foco no mercado europeu, e continuar a evoluir a sua tecnologia, que já conquistou grandes clientes em Portugal e em Espanha.
A plataforma de Logistics as a Service (LaaS), lançada em setembro de 2024 por Nuno Serradas Duarte, Diogo Silva, Filipe Nery (cofundadores da 360hyper) e Hugo Menino Aguiar (ex-Google e fundador da SPEAK), permite aos retalhistas centralizar toda a operação logística, desde a gestão de encomendas ao picking inteligente e à entrega de última milha, num único sistema, desenhado para escalar de forma automatizada e com controlo total.
De acordo com Nuno Serradas Duarte, CEO da Lyzer, a empresa foi criada para resolver desafios operacionais reais no retalho e no e-commerce e este investimento valida tanto a visão como a urgência do mercado por soluções tecnológicas integradas. «Estamos entusiasmados com a confiança renovada dos nossos investidores e com a chegada da C2 Capital, que irá acelerar o nosso crescimento internacional», afirma o responsável.
Além do investimento, a Lyzer tem vindo a construir a base para uma expansão sólida. No início de 2025 entrou no mercado espanhol com o apoio do programa Rising Up do ICEX e reforçou a sua equipa internacional. Até ao final do ano, prevê contratar mais oito profissionais. Está também a desenvolver novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial, que permitirão uma automação ainda mais inteligente e capacidades de análise preditiva , tendo sempre o foco na eficiência e no controlo.
Francisco Vieira de Campos, Principal na C2 Capital Partners, considera que o investimento agora realizado representa a «confiança na equipa, na tecnologia e na ambição da Lyzer em liderar a transformação digital da logística para o retalho e e-commerce».
Publicado em:
StartupsPartilhe nas Redes Sociais