Partilhe nas Redes Sociais

Stratio: startup de Coimbra angaria financiamento de 12 milhões de dólares

Publicado em 6 Dezembro 2021 | 66 Visualizações

A startup portuguesa Stratio, dona de de uma plataforma que permite a manutenção preditiva de frotas em tempo real, conseguiu assegurar 12 milhões de dólares numa ronda de financiamento com investidores. 

Com o investimento, a empresa que nasceu em Coimbra em 2017, pretende acelerar a expansão, aumentar a capacidade de I&D e duplicar a equipa, para atingir os 60 colaboradores, até ao final do próximo ano. Para já, a Stratio tem presença na Europa, América do Norte, América Latina e Ásia. 

A plataforma da Stratio permite a manutenção preditiva de frotas em tempo real, com recurso a Inteligência Artificial. Os dados gerados pelos veículos são trabalhados pela plataforma que recolhe, analisa e indica quando é expectável que a próxima avaria aconteça. «O seu sistema de explainable IA permite aos operadores e gestores de frotas compreender facilmente as razões por detrás de cada possível avaria, evitando a manutenção reativa quando um veículo é obrigado a parar», explica a empresa.

«O tempo de inatividade torna-se um problema crítico para as frotas responsáveis pelo transporte de pessoas, alimentos ou medicamentos. Hospitais, farmácias ou supermercados são apenas alguns exemplos de negócios que dependem fortemente de serviços de transporte fiáveis», explica a empresa, que garante estar a ajudar a minimizar este impacto. 

A solução da Stratio é já usada por cinco em cada 10 das maiores empresas de transporte a nível global. Os veículos que usam o sistema desenvolvido pela Stratio transportaram até hoje 1,3 mil milhões de pessoas. Esta frota percorre o equivalente a vinte voltas ao globo todos os dias, enquanto a Stratio processa cinco mil milhões de dados.  


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados