Partilhe nas Redes Sociais

Tecnologia IA portuguesa para melhorar equipas de vendas recebe 1,1 M€

Publicado em 22 Fevereiro 2019 por Ana Rita Guerra | 131 Visualizações

No dia em que lança a nova versão do seu software dedicado às equipas de vendas, a startup portuguesa Attentive anunciou o levantamento de 1,1 milhões de euros em financiamento. A ronda foi liderada pela Indico Capital Partners e pela Mangrove Capital Partners, uma capital de risco luxemburguesa que nunca tinha investido em Portugal.

O software da startup é alimentado por inteligência artificial, que permite a automatização da entrada de dados de vendas de uma forma mais completa que o registo de dados. A ideia é que as equipas adaptem o seu comportamento para aumentarem as vendas, através de um “guia” pró-ativo que aponta para onde os recursos devem ser concentrados e como concretizar os negócios em carteira.

Segundo explica em comunicado o CEO da Attentive, Daniel Araújo, a ideia para o sistema surgiu quando estava na Google, em Londres. O executivo identificou como problema comum a perda de tempo das equipas de vendas em tarefas administrativas e percebeu que havia mercado para um sistema que o resolvesse.

«O futuro das vendas reside numa abordagem cada vez mais humana e personalizada nas relações de negócios, o que exige tempo e dedicação», considera. «A tecnologia deve ter como objetivo permitir uma gestão do tempo mais eficiente, que é precisamente o que a Attentive ajuda as equipas de vendas a atingir.»

A solução da empresa sediada em Braga tem uma nova versão que se integra com a plataforma Slack e com o email, para facilitar a vida aos vendedores – o software de vendas (CRM) passa a poder ser atualizado sem precisar de o abrir.

Com o lançamento e o novo investimento, a Attentive pretende aumentar a sua equipa, estando à procura de profissionais para as áreas de desenvolvimento de software, marketing e vendas.

Para justificar a entrada na ronda, o responsável da Indico Capital Stephan Morais afirma que o tratamento de dados de vendas é «crucial» nas empresas e a Attentive otimiza este processo, estando a entrar no mercado «no momento certo.» Por outro lado, considera, «a equipa tem a resiliência, capacidade técnica e a rede global para levar a empresa para o próximo nível.»

A tecnologia da Attentive já tinha chamado a atenção da aceleradora TechStarts Estados Unidos, que selecionou a empresa para um programa de aceleração no início de 2017.

«O elevado envolvimento diário dos utilizadores da Attentive demonstra que estamos a resolver um grande problema», salienta Yannick Oswald, investidor na Mangrove. O executivo lembra que a área das vendas «ainda é dominada por fluxos de trabalho e ferramentas de trabalho estáticos» e que a visão da startup poderá ser revolucionária.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados