UE acerta o passo rumo ao 5G
Os ministros responsáveis pela área das telecomunicações na União Europeia chegaram a acordo relativamente à definição de um roadmap comum para o desenvolvimento das redes móveis 5G em toda a Europa comunitária.
O objetivo essencial passa por harmonizar as bandas de espectro e a sua disponibilização aos operadores, algo que deverá seguir regras idênticas em todos os estados-membros da UE.
Assim sendo, o acordo agora estabelecido prevê a existência de um plano de ação detalhado, para alcançar os objetivos nacionais e a nível europeu segundo garantiu o ministro estónio do Empreendedorismo e Tecnologias da Informação.
O documento define iniciativas e datas de implementação da tecnologia, estabelecendo 2025 como a meta para assegurar conectividade 5G nas grandes cidades e nas principais vias de transportes de todos os países europeus.
Recorde-se que em julho já tinha sido assinada uma declaração conjunta dos vários países sobre o 5G tendo sido também estabelecida a criação dos mecanismos necessário para promover um ambiente seguro e propício ao investimento das empresas europeias nesta tecnologia.
O acordo agora alcançado é o passo seguinte para dotar a Europa de uma tecnologia que as autoridades frisam ser indispensável para garantir o desenvolvimento da economia da região e gerir volumes de dados digitais cada vez maiores.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais