Partilhe nas Redes Sociais

Variante de Valak, torna-se um dos malware mais temidos em setembro

Publicado em 7 Outubro 2020 | 103 Visualizações

Uma versão atualizada do malware Valak passou a integrar o Índice Global de Ameaças referente a Setembro de 2020, elaborado pela Check Piont Research. O malware ocupa o 9º lugar dos malwares mais prevalentes de setembro.

Observado pela primeira vez nos finais de 2019, o Valak “é uma ameaça sofisticada, classificada previamente como sendo um malware loader” referem os investigadores.

Recentemente, foram descobertas novas variantes deste malware, com mudanças funcionais significativas que permitiam ao Valak operar como um agente de roubo de informação, capaz de vitimar tanto indivíduos como empresas.

Por outro lado, esta nova versão do Valak pode ainda extrair informação de sistemas de e-mail como o Microsoft Exchange, bem como credenciais de utilizadores e certificados de domínio. No decorrer do mês de setembro, o Valak foi disseminado amplamente, através de campanhas malspam que continham ficheiros .doc maliciosos.

Segundo o mesmo relatório, o troiano Emotet mantém-se no primeiro lugar do Índice pelo terceiro mês consecutivo, impactando 14% das organizações a nível global. Já o troiano Qbot, que entrou na lista pela primeira vez em agosto, foi também largamente utilizado, subindo do 10º lugar do índice ao 6º.


Publicado em:

Atualidade

Etiquetado:

Check PointValak

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados