Partilhe nas Redes Sociais

Vendas no comércio eletrónico recuam pela primeira vez em nove anos 

Publicado em 27 Abril 2022 | 275 Visualizações

Pela primeira vez em nove anos, o comércio eletrónico a nível mundial caiu 3%. Na Europa a queda foi ainda mais acentuada e fixou-se nos 13%, relativamente às vendas online, e em 17% no volume de encomendas. 

O preço dos combustíveis e a guerra na Ucrânia foram os factores que mais contribuíram para a descida, que só não se verificou em Espanha, onde se registou um crescimento de 6% nas vendas e de 3% nas encomendas.     

Os dados constam do Shopping Index da Salesforce e referem-se  aos primeiros três meses do ano. A análise explica também a inversão na tendência com a inflação, questões relacionadas com a logística e a insegurança económica, que estão a ter impacto no poder de compra dos consumidores.

Face a estes primeiros dados do ano, a expectativa da Salesforce é que a confiança dos consumidores nas compras online estabilize ao longo do ano. «A inflação já se faz sentir nos gastos dos consumidores, que compram agora menos produtos em menos marcas” explica Rob Garf, Vice-presidente e Diretor Geral de Retalho da Salesforce. 


«É expectável que esta não seja uma mudança de perspetiva temporária, mas sim um sinal de uma alteração comportamental mais profunda por parte dos consumidores», refere ainda o responsável. «Para enfrentar esta situação, as marcas e operadores de retalho têm o desafio de removerem a fricção entre os mundos digital e físico, para atraírem e reterem consumidores leais», aconselha-se. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados