Partilhe nas Redes Sociais

Vodafone acelera para velocidades próximas do 5G

Publicado em 9 Fevereiro 2017 | 696 Visualizações

A Vodafone conseguiu atingir velocidades de 1 Gbps na sua rede móvel LTE, num teste em ambiente real e garante que é uma das primeiras da Europa a fazê-lo.

A experiência realizada em ambiente real e em Portugal, também envolveu a Ericsson e a Qualcomm Technologies, que forneceu o equipamento (um Qualcomm Snapdragon X16 LTE pré-comercial) usado para testar a transferência de ficheiros.

O débito alcançado permitiu abrir páginas de internet de forma quase instantânea e descarregar um vídeo 4K (ultra-HD) de 1 GB em menos de 10 segundos, relata a operadora, que garante ter sido uma das primeiras empresas na Europa a realizar com sucesso este tipo de testes.

A experiência concretizada sobre a rede 4G da empresa foi totalmente realizada over the air, sem recurso a ligações por cabos e alcançou débitos próximos daqueles que estarão disponíveis com o 5G. A próxima geração de tecnologia de redes móveis deve começar a chegar ao mercado em 2020.

A Vodafone tem vindo a preparar a rede para velocidades de 1 Gbps a vários níveis, com destaque para o upgrade do software existente, o desenvolvimento de funcionalidades como a modulação de 256QAM ou a instalação de antenas com tecnologia 4×4 MIMO.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados