Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Vodafone instala primeira antena 5G em Lisboa

Publicado em 29 Março 2019 | 482 Visualizações

Já está no ar a primeira antena 5G do país, garante a Vodafone que a instalou, na sua sede a em Lisboa. A infraestrutura está disponível para testes por todas as empresas e universidades que integrem o centro de inovação Vodafone 5G Hub e até final do ano será complementada com mais antenas, a instalar entre Lisboa e Porto, revela a empresa. Entre estas, estará a antena 5G já anunciada para a FEUP.  

A operadora assegurou já entretanto uma autorização provisória da Anacom, o regulador das comunicações eletrónicas, para utilizar espectro na faixa dos 3,6 GHz, o que lhe vai dar a possibilidade de realizar testes em ambiente real.

A antena 5G que a Vodafone colocou no seu edifício do Parque das Nações foi instalada com o apoio da Ericsson, parceiro tecnológico da operadora para o 5G, e dá acesso a duas das tecnologias centrais na inovação do 5G, Massive MIMO e beam forming.   

Estas tecnologias vêm permitir que a rede seja distribuída de forma «mais seletiva e direcionada, maximizando a capacidade de propagação, diminuindo interferências e permitindo tirar o máximo partido do espectro disponível», explica a Vodafone numa nota de imprensa.

Há três meses a operadora tinha anunciado a realização da sua primeira ligação com o protótipo de um smartphone 5G no país, que também anunciou como pioneira.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados