Partilhe nas Redes Sociais

Vodafone lança plataforma que coloca o poder dos dados nas mãos das empresas

Publicado em 6 Novembro 2025 por Equipa Ntech.News | 5 Visualizações

O Vodafone Analytics traduz em conhecimento acionável o movimento diário de milhões de pessoas, permitindo que uma PME de Bragança ou um município do Algarve tenham acesso ao mesmo tipo de inteligência que, até agora, estava reservada a grandes organizações com equipas de data science.

Desenvolvida pela Vodafone Business em parceria com a Celfocus, a solução representa uma evolução do serviço de analítica de big data da operadora. O objetivo é democratizar o acesso à inteligência de dados, tornando-a mais simples, rápida e escalável. «A evolução desta oferta poderosa, convertida numa solução ainda mais simples, rápida e escalável, demonstra o compromisso da Vodafone Business com a democratização do acesso aos benefícios gerados pela inteligência de dados”» afirma Henrique Fonseca, administrador da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal.

A plataforma foi concebida para responder a perguntas concretas que qualquer gestor já fez:
Em que zona da cidade devo abrir o meu negócio? Que público posso atrair durante um grande evento local? Quais as horas de maior movimento numa determinada zona? De onde vêm os turistas que visitam o meu concelho? Com painéis interativos e indicadores de desempenho personalizáveis, o Vodafone Analytics permite visualizar e cruzar dados de mobilidade e comportamento em tempo real, desagregados até ao nível de freguesia. Esta granularidade possibilita uma nova precisão na tomada de decisão do planeamento urbano à logística, passando pelo turismo e pelo retalho.

«Esta plataforma coloca o poder dos dados gerados de forma cada vez mais intensa pelos utilizadores de dispositivos móveis diretamente na mão das empresas, em particular das que ainda não dispõem de capacidade analítica própria», constata o responsável.

No comércio, a ferramenta pode apoiar a escolha da melhor localização para uma nova loja ou otimizar campanhas de marketing local. No turismo e na hotelaria, ajudar a compreender fluxos de visitantes e ajustar estratégias de promoção. Em transportes e logística, pode fornecer informação para planear rotas com base em padrões reais de deslocação. E no setor público, facilitar a gestão da mobilidade e da segurança em eventos e espaços urbanos.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados