10 milhões de euros para concursos que vão renovar PCs nas escolas

Há 45 mil computadores avariados nas escolas, de acordo com os dados obtidos através de um levantamento feito a pedido do Ministério da Educação.
O diagnóstico foi realizado nos últimos meses, segundo o Público que avançou com os detalhes das conclusões, e serviu para ajudar a definir a resposta do Governo para o problema.
Segundo o jornal, as escolas vão receber 10 milhões de euros para reparar computadores avariados ou comprar novos equipamentos. Os concursos vão ser lançados em janeiro, sendo que a distribuição de verbas pelas escolas já começou a ser feita em novembro.
Os diretores das escolas puderam atualizar até ao final de outubro o número de equipamentos avariados ou inutilizados, através de uma plataforma.
O plano é agilizar o processo de forma a que todos os alunos tenham acesso a um computador na altura em que forem realizadas as provas de final de ano.
Recorde-se que na proposta de Orçamento de Estado para 2025 estavam já outros sinais importantes de que o Governo quer acelerar o ritmo da digitalização no ensino. A verba prevista para o próximo ano para promover a inovação educativa e pedagógica é de 165 milhões de euros, que também vão servir para desenvolver competências em tecnologias digitais.
Neste valor, 80 milhões vão servir para assegurar que há internet de qualidade em todos os estabelecimentos de ensino, com o apoio dos fundos do Programa de Recuperação e Resiliência.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais