Partilhe nas Redes Sociais

200 milhões de euros para financiar inovação em PME reestruturadas

Publicado em 18 Dezembro 2018 | 512 Visualizações

Está a chegar às pequenas e médias empresas portuguesas uma linha de financiamento para apoiar projetos de inovação. Podem beneficiar destes fundos empresas que passaram por processos de reestruturação bem sucedidos.  

A verba prevista para apoiar este tipo de projetos deve ascender a 200 milhões de euros. Metade resulta de um empréstimo de 100 milhões de euros, concedido pelo Banco Europeu de Investimento à Instituição Financeira de Desenvolvimento, numa operação formalizada num acordo assinado há dias.

À IFD cabe agora operacionalizar ações no terreno e garantir que os intermediários financeiros que se envolvam igualem o valor emprestado, duplicando a verba disponível.

A iniciativa visa concretizar uma das medidas previstas no programa Capitalizar, operacionalizado pelo Ministério da Economia. Este programa tem como o objetivo de facilitar o acesso de empresas recentemente reestruturadas e com maiores dificuldades no acesso a crédito bancário, a fundos para inovar.

As verbas podem ser aplicadas em capital fixo, associado ao desenvolvimento de projetos orientados para a recuperação empresarial, mas também para apoiar necessidades de fundo de maneio, decorrentes do desenvolvimento desses projetos.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados