Partilhe nas Redes Sociais

5G acelera na Madeira. NOS e Governo regional dinamizam tecnologia em sectores críticos 

Publicado em 29 Março 2022 | 508 Visualizações

A NOS e o Governo Regional da Madeira assinaram um protocolo de cooperação para acelerar a adoção do 5G na Madeira. O acordo, pretende contribuir para acelerar a transformação digital no arquipélago, através da aplicação da tecnologia 5G em setores críticos para o crescimento económico e social da região. 

As áreas da saúde, educação, proteção civil, mar, transportes e turismo são as escolhidas para desenvolver projetos assentes na quinta geração móvel e tecnologias adjacentes, que se pretende venham a contribuir para o aumento da competitividade das empresas e para a melhoria de vida da população, referem as duas entidades.

O 5G da NOS já começou a chegar à Madeira, o plano é que a tecnologia cubra 98% da população até final do primeiro semestre, uma expansão que vai implicar um investimento de 12 milhões de euros por parte da operadora. A empresa revela também que, desde 2018, investiu no arquipélago 40 milhões de euros em tecnologias fixas e móveis, um valor que também ajudou a preparar a infraestrutura tecnológica para a chegada do 5G.  

No início de março, durante a apresentação de resultados, o CEO da NOS revelou que a rede 5G da empresa já chega a 75% da população, reconhecendo também que as dificuldades no acesso a alguns componentes eletrónicos têm tido algum impacto no plano de cobertura da operadora. 

A NOS foi o operador que arrecadou a maior fatia de espetro no leilão que decorreu ao longo do ano passado e terminou em outubro, 200 dias depois de ter arrancado. A operadora ficou com 15 dos 58 lotes licitados e investiu um total de 165 milhões de euros. No total, o leilão rendeu ao Estado mais de 550 milhões de euros. 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados